Associação Catarinense de Preservação da Natureza
Blumenau, 18 de Dezembro de 2018
 

No dia 19 de junho de 2006 foi assinado o Termo de Cooperação Mútua entre a ONG ACAPRENA e a CRESOL - Cooperativa de Crédito Rural Solidário de Luis Alves, para dar subsídios para a realização do projeto intitulado: Diagnóstico Socio-ambiental e Biodiversidade do Braço Paula Ramos, Luis Alves-SC. Estiveram presentes pesquisadores e bolsistas das diversas áreas de conhecimento das Ciências Biológicas e Humanas, como também o presidente da ACAPRENA, Renato Junge e a Agrônoma da CRESOL, Aline Maciel.

Este projeto pretende levantar os aspectos da biodiversidade da região do Braço Paula Ramos, identificando as espécies de fauna e flora (animais e plantas) e sua interação com o meio ambiente e com as populações humanas que vivem no local. Terá a duração de um ano e ao final pretende-se criar um guia ilustrado de identificação de animais e plantas que os moradores poderão usar e que também será distribuído nas escolas da região.

Para tanto é importante salientar que este projeto além de caracterizar as belezas da biodiversidade da Floresta Atlântica e sua importância para a conservação deste Bioma, também irá relatar as interações existentes entre o agricultor e o seu meio ambiente. Este fator é importante para a determinação de futuros usos da terra e para trabalhos de conscientização ambiental com escolas próximas e moradores da área, pensando tão somente na melhoria da qualidade de vida das populações rurais que dependem dos recursos naturais para sua sobrevivência.

Se você ou sua empresa também pretende ser um parceiro deste projeto, juntamente com a CRESOL, entre em contato com a ACAPRENA. Sua participação é importante para o desenvolvimento da ciência e do futuro saudável de nossas crianças.

Pesquisadores analisando as áreas de estudo
Apresentação do projeto e assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre ACAPRENA e CRESOL, sede da ACAPRENA
 

Fotos e texto: Fabiana Dallacorte