SOBRE
Voltar

QUEM SOMOS



A Associação Catarinense de Preservação da Natureza - ACAPRENA, foi fundada em 05 de maio de 1973, por iniciativa de um grupo de estudantes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional de Blumenau - FURB, com o nome de Associação Catarinense de Defesa da Flora e da Fauna (ACDFF). A Associação Gaúcha de Proteção dos Ambientes Naturais - AGAPAN, do Rio Grande do Sul e, a Associação de Defesa da Flora e da Fauna, de São Paulo, que também estavam em fase de fundação, foram os modelos da primeira associação ambiental catarinense.

Entre as grandes conquistas da ACAPRENA, devem ser citadas a criação da Secretaria de Tecnologia e Meio Ambiente (SETMA) e da Fundação de Amparo à Tecnologia e Meio Ambiente (FATMA), no governo estadual, em 1975, pelo então governador Antônio Carlos Konder Reis e, da Assessoria Especial do Meio Ambiente (AEMA) na Prefeitura Municipal de Blumenau, em 1977, pelo prefeito Renato de Mello Vianna.

A ACAPRENA, desde sua fundação, desenvolveu amplo trabalho de educação ambiental e, participou ativamente de todas as grandes discussões ambientais no País, no Estado e, em Blumenau. Foi modelo para outras associações criadas em todo Estado e que continuam a luta pela conservação dos ambientes naturais e pelo desenvolvimento sustentável. A entidade é coordenada por uma diretoria com seis membros, um conselho consultivo e um conselho fiscal.

DIRETORIA gestão 2023/2025:

Presidente: João Francisco Noll

Vice-presidente: Leocarlos Sieves

1º Tesoureiro: Luís Olímpio Menta Giasson

2ª Tesoureira: Maike Letícia Link Bianchini

1º Secretário: Aloisius Carlos Lauth

2º Secretário: Nélcio Lindner

CONSELHO FISCAL:

Alex Sandro de Andrade Rogick

Êdela Tereza Werner Bacca

João Batista Ribeiro

Oscar José Graf (Suplente)

CONSELHO CONSULTIVO:

Ana Maria Ludwig Moraes

Heinz Beyer

Edson Boos

Julio César Passig Machado

Marcos Aurélio Hilbert 

José Constantino Sommer (Suplente)