DESTAQUES
Voltar

Corte de árvore centenária em Blumenau revolta ambientalistas



Araucária estava em um estacionamento privado e foi retirada com autorização do município

15/10/2021 - 11h52

Por Bianca Bertoli

bianca.bertoli@somosnsc.com.br

Árvore estava em um estacionamento da Rua ItajaíÁrvore estava em um estacionamento da Rua Itajaí(Foto: Acaprena, Divulgação)

O corte de uma araucária centenária de um estacionamento de Blumenau na Rua Itajaí, na região central da cidade, gerou polêmica entre a Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena) e a prefeitura, responsável pela remoção. Para os ambientalistas, a árvore saudável não deveria ter sido extraída da natureza. O município, porém, diz que ela estava com as raízes podres e apresentava risco aos pedestres.

A araucária ficava em um estacionamento privado da Rua Itajaí, próximo ao Hospital Santo Antônio. O corte foi constatado no dia 1º deste mês, em uma inspeção municipal. Segundo informações da Acaprena, tinha mais de um metro de diâmetro e cerca de 25 metros de altura, fazendo parte da paisagem há mais de 100 anos.

“Bastava um cercadinho de contenção na sua base. A diminuição seria de apenas 4 vagas de estacionamento. Todos sairiam ganhando: o empreendedor, a paisagem, a cidade de Blumenau, a história e o meio ambiente”, lamentou a entidade.

O secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina, explicou que a pasta autorizou o corte depois de uma avaliação junto à equipe da Secretaria do Meio Ambiente. Os técnicos constataram que havia um apodrecimento das raízes. “Por se tratar de um local de intensa circulação de pessoas e oferecer risco a edificações próximas (em caso de ventos com maior intensidade), foi decidido pela remoção”, detalhou, em nota, a Defesa Civil.

— Em primeiro lugar vem a segurança pública, a árvore estava com raízes apodrecidas e logo poderia causar algum dano — enfatizou Menestrina.

Veja fotos

Araucária ficava em estacionamento da Rua Itajaí

Araucária ficava em estacionamento da Rua Itajaí (Acaprena, Divulgação)

Corte foi autorizado pela Defesa Civil de Blumenau

Corte foi autorizado pela Defesa Civil de Blumenau (Acaprena, Divulgação)

Remoção foi confirmada no dia 1º

Remoção foi confirmada no dia 1º (Acaprena, Divulgação)

Fonte: https://www.nsctotal.com.br/noticias/corte-de-arvore-centenaria-em-blumenau-revolta-ambientalistas