DESTAQUES
Voltar

Araucária centenária é cortada em área liberada pra estacionamento



Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Publicado 14/10/2021 19:09

Editado 15/10/2021 09:21

Entidade ambiental questionou derrubada de árvore que tinha cerca de 25 metros de altura (foto: divulgação)

Uma araucária centenária na rua Itajaí, em Blumenau, foi cortada nessa semana em área onde a prefeitura liberou projeto de um empreendimento. A denúncia foi feita pela associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena), que criticou o município por não ter preservado a árvore histórica.

De acordo com a entidade, a araucária estava saudável. A árvore tinha mais de um metro de diâmetro e se elevava a cerca de 25 metros de altura. “Sobreviveu a toda uma sorte de revezes ao longo do tempo, mas não sobreviveu à ganância e indiferença dos que dela devem por lei zelar”, lamentou a associação.

A árvore já estava incorporada à paisagem da cidade e à memória da população. Com a implantação do empreendimento, a justificativa para o corte teria sido a questão da segurança. A alegação era que poderia cair um galho num carro ou numa pessoa que passasse pelo local.

Na área teria sido aprovada a abertura de um estacionamento e um escritório de contabilidade. Apesar de a preocupação com a segurança ser pertinente, a associação não viu motivo para o corte da árvore, defendendo outras medidas de proteção.

Segundo a entidade, poderia ser feito um cercadinho de contenção na base da árvore, o que diminuiria apenas quatro vagas de estacionamento, sem maiores prejuízos para o empreendedor e ao meio ambiente. “O que questionamos é o fato de a licença ser dada, se é que foi, e se haveria alguma opção de segurança sem necessidade de corte, dado o porte majestático, a idade e o simbolismo do exemplar”, ressaltou o presidente da associação, Lauro Bacca.

A secretaria de Meio Ambiente de Blumenau informou que o corte foi autorizado pela Defesa Civil que, por sua vez, não respondeu à reportagem sobre os motivos do corte.

Fonte: https://www.diarinho.net/materia/629805/Araucaria-centenaria-e-cortada-em-area-liberada-pra-estacionamento