DESTAQUES
Voltar

ACAPRENA pede vistas ao projeto da Praça da Prefeitura - futura Praça da Estação Macuca



A ACAPRENA, Associação Catarinense de Preservação da Natureza, entidade ambiental mais antiga de Santa Catarina com 48 anos de existência, protocolou ofício ao prefeito Mário Hildebrandt de Blumenau, solicitando vistas e esclarecimentos acerca do empreendimento que está sendo executado na praça ao lado da prefeitura municipal de Blumenau.

A entidade está preocupada para que o projeto seja desenhado visando a manutenção do maior número possível das exuberantes e históricas árvores nativas ali existentes.

Ali existe, por exemplo, um antigo e imponente ipê roxo, árvore símbolo de Blumenau, além de paus-ferro, pau-brasil entre outras. 

"Queremos ajudar a evitar o desgaste com lamentáveis cortes de árvores emblemáticas pela prefeitura de Blumenau, como aconteceu com o histórico Tamarindo e também de um ipê roxo na avenida Beira Rio, por ocasião da reforma daquela via, além da araucária centenária cortada em terreno particular à revelia da legislação, reforça o presidente da entidade”, Lauro Eduardo Bacca.

A ACAPRENA solicitou também que, em havendo um possível corte de árvores, que o mesmo seja submetido à apreciação do CMMA, Conselho Municipal do Meio Ambiente, conforme preconiza Decreto 12.152 de 2019.

Foto 1: Ipê-roxo na avenida Beira-Rio, cortado pela prefeitura em 2010 (Foto 03/06/2010)

 

Foto 2: Tamarindo cortado pela prefeitura em 16 de setembro de 2013. Árvore histórica plantada pela filha do naturalista Fritz Müller na década de 1890. (Foto de 19/09/2013)

 

Foto 3: Imponente ipê-roxo florido na praça da prefeitura - Praça Victor Konder (Foto de 05/07/2012)