DESTAQUES
Voltar

Quem roubou a SOMBRA SOCIAL?



Em Blumenau uma árvore* situada na rua 7 de setembro, esquina com a rua Namy Deeke, muito emblemática, produzindo SOMBRA SOCIAL em via pública, foi "roubada", ou seja, cortada, à revelia de autorização do órgão ambiental de Blumenau.

Milhares de pessoas que por ali trafegavam todos os dias, indo em direção ao Shopping Neumarkt, Hotel Himmelblaun, Interblu Centro Clínico e outros destinos, aguardavam na sua sombra a abertura do sinal para travessia de pedestres. 

Hilda Melchioretto, professora de artes e moradora local, conta: "faço essa travessia há mais de 40 anos e a árvore estava ali sempre me esperando com sua generosa sombra. Chorei quando vi que ela tinha sido cortada".

O fato foi testemunhado pelos atendentes da recepção do Hotel Himmelblau.

A árvore era perfeita para o local: produzia além da sombra, flores discretas, mas com perfume que atraía abelhas. Não soltava folhas, não tinha galhos grandes que ofereciam risco, não tinha raízes que estouravam a calçada, era de baixo porte, ideal para local com fiação. Também não atrapalhava a sinalização semafórica, placas de trânsito ou fachada de algum comércio e nem oferecia risco algum de cair.

O fato é que, simplesmente, em 18/04/2021, num domingo de manhã, uma equipe de quatro homens cortou o duro cerne da árvore. Colocaram o tronco e os galhos na carroceria de uma picape Ford Ranger branca e seguiram em direção a rua Bahia.

Tempos depois, o toco restante começou a emitir muitos brotos novos, o que gerou expectativa de que ali se pudesse fazer um manejo para formar uma nova árvore, mas os brotos foram queimados, possivelmente por um veneno químico.

Não havia autorização da prefeitura para o corte e desta forma além de crime ambiental, também houve depredação do patrimônio público.

O fato foi comunicado pela ACAPRENA, através de seu representante legal e está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia de Blumenau e ao Ministério Público Estadual.

Imagens de câmeras de vigilância registraram o corte e o trajeto de deslocamento dos criminosos. A divulgação só ocorreu agora pra não prejudicar a investigação.

Foto 1: Antes do corte

Foto 2: Antes do corte

Foto 3: Pessoas aguardando sinal na sombra do poste

Foto 4: Pessoas aguardando a travessia da rua 7 de Setembro sob o sol

Foto 5: Árvore brotando

Foto 6: Brotos queimados

Foto 7: Painel em instalação


* No livro "Árvores Exóticas no Brasil: Madeireiras, ornamentais e aromáticas", o engenheiro agrônomo e pesquisador catarinense Harri Lorenzi destaca a utilização do viburno: "É muito ornamental e produtora de ótima sombra, é adequada para o plantio em parques, praças, jardins e para arborização de ruas em geral. As flores são muito visitadas por abelhas. Planta de crescimento lento, muito rústica e tolerante a condições adversas de solo e clima."