DESTAQUES
Voltar

A importância das excursões da Acaprena para troca de conhecimento e experiências ambientais Confira na coluna de Lauro Bacca https://omunicipioblumenau.com.br/a-importancia-das-excursoes-da-acaprena-para-troca-de-conhecimento/



A importância das excursões da Acaprena para troca de conhecimento e experiências ambientais

12/06/2023

As excursões da Acaprena

Um dos programas mais exitosos nos 50 anos de existência da Acaprena, Associação Catarinense de Preservação da Natureza, tem sido suas excursões ecológico-pedagógico-culturais. Seleciona-se um roteiro de interesse ecológico e ambiental, abre-se aos associados e ao público, calculam-se os custos ao menor preço possível sem visar lucros e parte-se para os destinos programados.

Assim tem sido ao longo dos últimos 40 anos. Destinos como o Pantanal mato-grossense, Parques Nacionais das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste são os preferidos. Destinos dentro de nosso estado, visando propiciar o conhecimento da realidade catarinense, têm prioridade.

Em todos os lugares, sempre que possível, o grupo é recebido por autoridade, gestor ou especialista previamente contatado que explica os pormenores do meio ambiente do local visitado.

Como nem tudo são flores, visitam-se também locais de grande degradação ambiental. Estes foram os casos, por exemplo, da região Carbonífera no Sul de Santa Catarina ou o Distrito Industrial da cidade de Cubatão, em São Paulo.

Na região carbonífera, bacias hidrográficas e paisagens inteiras foram violentamente degradadas pelos dejetos da extração do carvão mineral num tempo em que não havia qualquer cuidado ambiental.

No caso de Cubatão-SP, o grupo subiu a pé toda a “grande muralha”, ou seja, a estrada antiga na Serra do Mar do litoral ao planalto, onde a mata atlântica estava morrendo e visitamos a Vila Parisi, bairro onde casos de crianças nascendo com anencefalia estavam muito acima da média nacional, tal a gravidade da poluição do ar na região.

Nos dias 8 e 9 últimos foi a vez do Planalto Norte Catarinense, com foco nos municípios de São Bento do Sul e Campo Alegre. Impressionou sobremaneira o grupo os avanços ambientais na região. Parque das Aves e borboletário, Consórcio Quiriri, Área de Proteção Ambiental rio Vermelho-Humboldt, exitoso e pioneiro programa de PSA – Pagamento por Serviços Ambientais na bacia do Rio Vermelho, propriedades rurais de produção de frutas vermelhas sem uso de agrotóxico, o fantástico Circuito das Araucárias, tanto para bicicletas como para Caminhantes, funcionando a pleno vapor gerando emprego e renda; no caminho, o impressionante antigo Seminário de Corupá que abriga três museus e o atrativo Campos do Quiriri acima dos mil metros de altitude foram alguns dos locais visitados e observados.

Tudo preparado com carinho e dedicação pelo entusiasta e dono de vasto currículo de líder de exitosos programas na área ambiental e ex-prefeito de São Bento do Sul Magno Bollmann, a quem o grupo aqui de público agradece. Ficou a irresistível vontade de voltar e complementar o passeio com mais visitas e observações, entre elas, claro, o passeio com a Maria Fumaça (com olhar também ambiental!) que não foi objetivo desta vez e ficou para outra ocasião.

Participantes da excursão da Acaprena ao Planalto Norte Catarinense num dos pontos visitados, a Usina Rio Vermelho de Energia – URVE. De boné azul, à direita do Centro da foto, Magno Bollmann, ex-prefeito de São Bento do Sul, fundador do exitoso Consórcio Quiriri, anfitrião e cicerone do grupo. Foto Heinz Beyer.

Fonte: https://omunicipioblumenau.com.br/a-importancia-das-excursoes-da-acaprena-para-troca-de-conhecimento/