DESTAQUES
Voltar

Pelo menos mil pássaros morrem em colisão com prédio nos EUA



Pelo menos mil pássaros morrem em colisão com prédio nos EUA

De acordo com a American Bird Conservancy, todos os anos até um bilhão de aves sofrem colisões como esta, que aconteceu na cidade de Chicago, uma das maiores do país

Por Redação, do Um Só Planeta

07/10/2023 09h11  Atualizado há uma semana

Pelo menos mil pássaros morrem em colisão com prédio em Chicago, nos EUAPelo menos mil pássaros morrem em colisão com prédio em Chicago, nos EUA — Foto: Reprodução

Pelo menos 1.000 pássaros morreram ao colidirem com um edifício em Chicago, nos Estados Unidos, esta semana. Voluntários ainda trabalham na recuperação das carcaças dos animais, que estavam em rota de migração com a aproximação do inverno no país, e mais pássaros podem ser encontrados nos próximos dias. Segundo a Chicago Bird Collision Monitors, centenas de outros animais já foram recuperados a até dois quilômetros de distância do McCormick Place, maior centro de convenções da América do Norte.

Brendon Samuels, que pesquisa colisões de pássaros em janelas na Universidade de Western Ontario, afirmou ao The Guardian que a verdadeira extensão do número de aves afetadas vai ser conhecida só em alguns dias, à medida que as pessoas continuarem a coletar animais no centro de Chicago. “Nem todo pássaro que atinge a janela deixará um corpo para trás. Na verdade, muitas vezes vemos pássaros colidindo com vidros e eles continuam voando por alguma distância, gravemente feridos de maneiras que, em última análise, não sobreviverão depois de algumas horas”, acrescentou.

Segundo Annette Prince, diretora do Chicago Bird Collision Monitors, este foi o maior número de colisões com pássaros que o grupo já registrou em um único dia. “É a ponta de um iceberg, mas é uma enorme quantidade de pássaros que encontramos mortos e feridos”, afirmou.

A morte de aves em grande número numa pequena área geográfica tende a ocorrer durante os períodos de pico de migração - na primavera e no outono. Condições climáticas como vento contrário, chuva e nevoeiro podem dificultar a orientação das aves, além da poluição luminosa das cidades que pode atraí-las e prendê-las entre estruturas mortais.

“Em qualquer lugar onde haja vidro, haverá pássaros batendo nas janelas”, disse Bryan Lenz, da American Bird Conservancy. Anualmente, até um bilhão de aves morrem devido a colisões, estima a organização. Especialistas afirmam que instalar marcadores visuais como pontos ou padrões nos vidros pode quebrar a aparência do reflexo e permitir que os pássaros reconheçam se há uma passagem segura para eles voarem.

Fonte: https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2023/10/07/pelo-menos-mil-passaros-morrem-em-colisao-com-predio-nos-eua.ghtml