DESTAQUES
Voltar

ACAPRENA visita o Tamarindo



No dia 02 de abril, sexta-feira santa, a ACAPRENA realizou uma visita ao Tamarindo para análise e coleta de sementes dessa árvore que é símbolo da contemporização entre o progresso e a preservação.  

O tamarindo, (Tamarindus indica) é uma espécie originária da África. Esta árvore foi plantada naquele local por Thusnelda Paul, filha de Fritz Muller.

As sementes em sua maioria estão podres ou comprometidas pela ação do gorgulho, uma espécie de inseto. Mesmo assim conseguiu-se algumas sementes que se germinarem serão mudas para plantar nas cabeceiras da ponte do Tamarindo.     

Sem usar técnicas invasivas, fez-se uma análise da planta. Encontrou-se ainda na velha árvore, um galho com novas e verdes folhas. “Nossa árvore não está morta e há sinais de vida e de resistência".

No entorno da árvore constatou-se ainda a presença de solo impermeável, um pequeno banhado, inadequado para a saúde da árvore.

Com estas sementes espera-se conseguir manter viva e com raízes a história da árvore que emprestou o nome a ponte, já quando esta ainda era apenas um projeto.



ACAPRENA