DESTAQUES
Voltar

O Tamarindo Vive



A ACAPRENA – Associação Catarinense de Preservação da Natureza - encaminhou ofício ao Prefeito João Paulo Karan Kleinubing, que já sinalizou positivamente, uma solicitação de parceria entre a prefeitura de Blumenau e a ONG para a produção de ações efetivas no sentido de manter o tamarindo vivo, por entender que para Blumenau esta árvore é emblemática, por sua história e por sua representatividade.

Num primeiro momento tem-se a impressão de que a árvore do tamarindo está morta, mas é um engano. Ela está caquética, mas viva. Na sua face norte está um vigoroso membro que lhe dá sobrevivência.

 

Manejado de forma contínua e sustentada, ele pode evoluir para uma nova arquitetura arbórea.

 

“Mudas podem ser feitas a partir das suas folhas com técnicas de biotecnologia” explica a professora de biotecnologia da FURB Daniela Werner Ribeiro Santos.

                                                

É uma árvore que precisa de UTI. Temos que efetivar um tratamento urgente para que ela não morra de vez, o que seria lamentável, haja vista toda a tecnologia e conhecimento existente em Blumenau”, comenta o ecólogo professor Lauro E. Bacca.

 

“Pode-se plantar um novo tamarindo sem sacrificar o velho. Velho e Novo podem conviver naquele local.” diz Vanderlei Paulo Schmitt, ambientalista e médico veterinário.

 

Na construção dos acessos a ponte foram feitos aterros no local da praça. Com o clima chuvoso dos últimos anos, formou-se um ambiente de brejo no entorno das raízes, colaborando para debilitar a árvore.

 

O tamarindo foi plantado por Thusnelda, filha do naturalista Fritz Müller.

 

Além da ponte, agora o tamarindo empresta seu nome à nova agência da CAIXA, no bairro Fortaleza. Sua imagem faz parte da marca Shopping Park Europeu.

 

A Solicitação de parceria propõe a manutenção da árvore viva e plantio de outra.

As principais ações propostas foram:

- Podas dos galhos mortos, para garantir a segurança das pessoas.

- Tratamento fitossanitário.

- Melhorias na permeabilidade e drenagem do solo da praça.

 

 O prefeito disponibilizou equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, responsável pela arborização urbana em Blumenau para com a parceria da ACAPRENA fazer a manutenção necessária. Serão feitas intervenções na árvore com técnicas de dendrocirurgia e os trabalhos serão gradativos e avançarão até o final do inverno.

 

“Acredito que desta forma todos sairemos ganhando, história, cidade e meio ambiente”, comentou o presidente da ACAPRENA, educador ambiental, Leocarlos Sieves.



ACAPRENA