DESTAQUES
Voltar

Tamarindo pode reviver, diz especialista



Dado como morto em março deste ano, especialistas da Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena), descobriram que cerca de 30% do tamarindo, árvore que emprestou o nome à ponte que liga os bairros Itoupava Seca e Itoupava Norte, está vivo. E esta pequena parcela, afirma o presidente da entidade e ambientalista, Leocarlos Sieves, pode fazer com que a árvore volte a crescer.

- No mínimo, esta pequena parte verde dará uma sobrevida à árvore de muitos anos. E torcemos para isso - completou Sieves.

Nesta quarta-feira, Sieves e funcionários da prefeitura foram até a árvore para retirar os galhos mortos e cascas mortas e fazer uma limpeza, deixando somente a parte verde. No local, ao lado da Ponte do Tamarindo, também será feita uma drenagem no terreno, para evitar o acúmulo de água que pode prejudicar a árvore.

Segundo registros históricos, o tamarindo foi plantado na Rua São Paulo, Bairro Victor Konder, por Thusnelda Paul, filha de Fritz Muller, em 1890. Em 31 de julho de 1998, para dar lugar à cabeceira da ponte, foi transplantada a 15 metros de distância. A remoção demorou dois dias e envolveu uma grande equipe.

Foto:Artur Moser - Artur Moser / Agencia RBS



Tamarindo pode reviver, diz especialista, sobre árvore de Blumenau. Espécie fica ao lado da Ponte do Tamarindo e passou por uma remoção há 13 anos
JORNAL DE SANTA CATARINA