DESTAQUES
Voltar

Proteção ao Parque Serra do Itajaí



Sobre a matéria publicada no Santa (24 de junho), cujo tema era sobre a temporada ilegal de caça, gostaria de esclarecer que atualmente o Parque Serra do Itajaí conta com três servidores, número pequeno em vista das demandas da Unidade de Conservação. Vale ressaltar, entretanto, que contamos com o apoio de outros setores do próprio Ibama para desenvolver atividades de fiscalização no parque. A superintendência, os escritórios regionais de Itajaí e Rio do Sul e o Núcleo de Operações Aéreas (Noa), sediado em Brasília, têm colaborado com os trabalhos de proteção da área abrangida pelo parque. Também tem prestado valiosa colaboração na defesa da unidade de conservação o tenente Alexsandro Kalfeltz, do 6° Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina.

Nos primeiros cinco meses do ano foram realizadas pelo menos 15 incursões por via terrestre e uma por via aérea, as duas com objetivo de fiscalização e monitoramento na área abrangida pela unidade de conservação. Nesse período, oito pessoas foram presas por praticar crimes na área do parque, sendo quatro palmiteiros e quatro caçadores, que estão respondendo por crime ambiental e por porte ilegal de armas.

Também foram apreendidos um veículo, 800 cabeças de palmito, armas de fogo e armadilhas, além de terem sido gerados autos de infração por supressão de vegetação nativa, sendo que estes desmatamentos foram detectados por via aérea em sobrevôo realizado no mês de abril com apoio de aeronave do Núcleo de Operações Aéreas do Ibama. O trabalho de fiscalização ainda não ocorre com a freqüência ideal, mas a equipe do Ibama tem se esforçado para manter a integridade do Parque Nacional. Acreditamos que a proteção desse importante remanescente de Mata Atlântica só é possível com o envolvimento de toda sociedade.

TIAGO QUAGGIO VIEIRA/ Chefe de Unidade de Conservação do Ibama



Jornal de Santa Catarina