NOTÍCIAS
Voltar

Dia Internacional da Biodiversidade



 O risco das espécies invasoras é lembrado hoje (22) no Dia Internacional da Biodiversidade. São consideradas invasoras aquelas espécies que não são típicas do ecossistema e podem afetar e até ameaçar a continuidade das espécies locais.

Um levantamento realizado em 2007, divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente apresenta mais de 600 espécies invasoras, que podem causar prejuízos tanto aos ecossistemas naturais quanto à saúde humana.

De acordo com o engenheiro florestal e analista de projetos ambientais da Fundação O Boticário, Gustavo Gatti, estudos e pesquisas sobre comportamento, controle e manejo das espécies invasoras são fundamentais para a manutenção da biodiversidade e conservação da natureza. “Pela capacidade de adaptação que possuem e pela falta de predadores naturais, as espécies invasoras se alastram com facilidade, interferindo diretamente nos ambientes naturais onde foram introduzidas”, diz.

No Paraná será lançado hoje o Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras, que envolve todas as iniciativas que estão sendo executadas desde 2005. O Programa vai atuar na prevenção, controle, monitoramento, capacitação técnica, informação, bases legais e políticas públicas relacionadas às espécies exóticas. A portaria 192/2005 do Instituto Ambiental do Paraná regulamenta a retirada destas espécies de Unidades de Conservação.

Programação

Em Porto Alegre (RS) no Largo Glênio Peres, praça em frente ao Mercado Público, no centro, será realizada a 3ª edição da Festa da Biodiversidade, das 8h às 19h. Diversas entidades e grupos culturais e ambientais da cidade, entre elas o – Instituto gaúcho de Estudos Ambientais – que vai disponibilizar material e informação sobre as ações que vem desenvolvendo em seus 10 anos de história.

Em Curitiba (PR), alunos das escolas municipais vão plantar mudas de árvores nativas no Parque Barigui, um dos mais importantes da capital paranaense. A ação faz parte do movimento internacional Onda Verde (The Green Wave), em que crianças de todo mundo farão o plantio de árvores em diversos países. A programação tem início às 14h, no Salão de Atos do parque, na ocasião o contador de histórias Carlos Carlos Daitschman contará uma história sobre espécies exóticas invasoras.


Danielle Jordan / AmbienteBrasil