NOTÍCIAS
Voltar

Legislação ambiental é discutida por parlamentares



Parlamentares, deputados estaduais, técnicos e lideranças empresariais do setor turismo se reuniram de 21 a 24 de maio em uma visita técnica na Estância Ecológica Sesc Pantanal, situada nos municípios de Poconé e Barão de Melgaço, no Mato Grosso.

Eles participaram ainda de debates e seminários com o objetivo de analisar as legislações ambientais vigentes no Brasil.

A visita promovida pelo Sistema Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo/CNC, Serviço Social do Comércio/SESC e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial /SENAC, fez parte das comemorações do Dia Mundial da Biodiversidade, comemorado no último dia 22.

O seminário “Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e turismo ecológico como fatores de desenvolvimento sustentável”, levantou alternativas para o financiamento de serviços ambientais e também para o desenvolvimento de atividades turísticas em unidades de conservação e de proteção ambiental. 

São considerados serviços ambientais projetos e ações com objetivo de recuperar áreas degradadas, como matas ciliares e reserva legal, manejo sustentável, projetos de agricultura de conservação, entre outros.

O Relatório 2007 da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), alerta para a necessidade de políticas públicas voltadas à aplicação do PSA, destacando alguns pontos como a definição clara de que serviços devem receber contrapartida, quem deve receber esse pagamento e de que forma deve ser feito esse cálculo.

Os participantes conheceram casos bem sucedidos no turismo durante as palestras “Os Desafios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBIO para a conservação da biodiversidade no Brasil” e “Unidades de Conservação Federais do Brasil: Concessão e Uso dos Parques, com Enfoque ao Parque Foz do Iguaçu.
*Com informações da Ascom.


Danielle Jordan / AmbienteBrasil