NOTÍCIAS
Voltar

Base de dados online traz informações sobre a Mata Atlântica



Na última sexta-feira, 10, o Instituto BioAtlântica lançou a plataforma GeoAtlântica, com dados sobre o bioma mais ameaçado no Brasil. Mais de 50 fontes contribuíram com a realização que inclui dados sobre  infra-estrutura, estradas, vias, dutos, portos, hidrelétricas, entre outros, de acordo com o  diretor do instituto, Beto Mesquita. “Foram listadas todas as Unidades de Conservação, federais, municipais e particulares. É a base mais completa sobre as UCs nas regiões que agregam a Mata Atlântica”, disse à AmbienteBrasil.

O acesso é gratuito e vai auxiliar no planejamento de ações ambientais. O usuário pode fazer consultas e montar mapas específicos usando filtros e combinando os dados da maneira que julgar necessário. Há opção de salvar e imprimir.

A ideia da ferramenta não só difundir a informação, de acordo com Mesquita, “mas principalmente que sirva de suporte a decisões, de empresas, governos, ONG, que sirva como um suporte, um auxílio para que tomem decisões no que diz respeito à preservação e conservação”, completa.

Os gestores e responsáveis das instituições parceiras poderão acrescentar e alterar as informações utilizando um login próprio. A medida permite uma atualização mais fiel, na avaliação do diretor.

A plataforma pode ser acessada pelo endereço:
www.bioatlantica.org.br/geoatlantica


Danielle Jordan / AmbienteBrasil