NOTÍCIAS
Voltar

Parque lançado em SP tem como objetivo proteger o rio Tietê



Foi lançado ontem (20) o Parque Várzeas do Tietê, em São Paulo. Com 75 km de extensão e área de mais de 100 km², este será o maior parque linear do mundo, de acordo com dados da Secretaria do Meio Ambiente.

A implantação será feita em três etapas, sendo que na primeira serão investidos R$ 377 milhões. O investimento total chega a quase R$ 2 bilhões.
Um dos objetivos do empreendimento é a recuperação das condições ambientais do Tietê. Cerca de 3 milhões de pessoas serão beneficiadas diretamente.

Serão construídos no local 33 núcleos de equipamentos de esporte e lazer para os moradores das regiões da bacia do Alto Tietê: São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.

O término da segunda fase, que abrange a várzea do rio Tietê em Itaquaquecetuba, Poá e Suzano, está previsto para 2014. A conclusão deve acontecer em 2016, no trecho que vai de Suzano até a nascente do rio, em Salesópolis.

Serão plantadas 63 mil árvores, como compensação ambiental das obras da obras da Nova Marginal. Um levantamento recente, divulgado pela Dersa Desenvolvimento Rodoviário, revela que 16 mil já foram plantadas.


Danielle Jordan / AmbienteBrasil