NOTÍCIAS
Voltar

Apreendidos 950 mil litros de agrotóxicos adulterados



Operação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apreendeu 950 mil de litros de agrotóxicos adulterados em Sorocaba (SP), nesta quarta (12) e quinta-feira (13). A ação também interditou a linha de produção de cinco agrotóxicos da empresa Iharabras S.A Indústria Química, integrante de um conglomerado japonês.

Durante a ação, que contou com o acompanhamento de uma delegada da Polícia Federal, foi constatado que os agrotóxicos Cercobin 700 WP, Cercobin 500 SC, Cerconil SC, Tidy 700 WP e Nominee 400 eram produzidos com adulteração na fórmula, sem autorização.

A interdição é valida por 90 dias, prazo em que os produtos não poderão ser comercializados. A empresa Iharabras S/A terá cinco dias úteis para apresentar contraprova.

A Anvisa interditou ainda o agrotóxico Sumithion 500 CE, devido à irregularidades no rótulo e bula sobre as informações da classificação toxicológica. Nesse caso, a empresa terá 30 dias para que todos os rótulos e bulas sejam substituídos.

Esta é a segunda ação de fiscalização de agrotóxicos em menos de 40 dias que apreende grande quantidade de agrotóxicos com adulteração nas formulações avaliadas e autorizadas pela Anvisa.



Assessoria de Imprensa da Anvisa