NOTÍCIAS
Voltar

Reabertura do Parque Natural São Francisco, em Blumenau -SC



Aconteceu nesta sexta feira, (21/03) a cerimônia de reabertura do Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, gerenciado pela FAEMA - Fundação Municipal do Meio Ambiente de Blumenau, que estava fechado nos últimos 6 anos, após desastre natural de 2008.

 

Na ocasião estiveram presentes o prefeito municipal Napoleão Bernardes, ovice-prefeito Jovino Cardoso, o vereador Marcos Antônio Wanrowsky, o vereadorMario Hildebrandt, o secretário de Planejamento Alexandre Gevaerd, o presidenteda FAEMA Engo. Florestal Jean Naumann, o ex-prefeito Felix Theiss, o Sr. EldonJung e o Sr. Wilberto Boos da ABC Ciclovias, a Dra. Lucia Sevegnani -presidente da ACAPRENA, o prof. Lauro Bacca, vice-presidente da ACAPRENA,dezenas de outras autoridades, e dezenas de estudantes do colégio Bom Jesus eEscola de Educação Básica Luis Delfino.


A presidente da ACAPRENA, Dra. Lucia, proferiu discurso enaltecendo aimportância do Parque São Francisco para a região de Blumenau na perspectiva doLazer, Saúde e Turismo; da pesquisa científica e conservação e para a EducaçãoAmbiental. (Discurso abaixo).

A ACAPRENA parabeniza a presidência e equipe da FAEMA, o Prefeito MunicipalNapoleão Bernardes, o secretário Alexandre Gevaerd e demais secretarias peloesforço para reabrir o Parque e entregá-lo à visitação pública.

Após a solenidade, o prefeito e algumas autoridades caminharam pelas trilhas doparque debaixo da chuva em meio a Floresta Atlântica.

A presidente da ACAPRENA conduziu e deu explicações ecológicas aos estudantesdo Bom Jesus com sua professora Mariáh e os do Luis Delfino com sua professoraRosemari, pelas trilhas do parque, mesmo sob chuva, o que empolgou pela belezaos participantes da caminhada inusitada.

Solicitamos a população e as instituições de ensino que visitem o parque, façamseus agendamentos (47 3381-6200) para que este seja um parque bem visitado econservado.
Precisamos fazer imersão na floresta atlântica que tanto bem nos traz ealiarmo-nos em sua conservação.

Lucia Sevegnani
Presidente ACAPRENA

Discurso: Reabertura Parque Natural Municipal São Francisco de Assis
Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal – Napoleão Bernardes

Ilustríssimo Engenheiro Florestal – Jean Naumann – Presidente da FAEMA

E em seus nomes desejo cumprimentar as demais autoridades nominadas, prezadosprofessores, estudantes e público em geral aqui presente.

Na condição de pesquisadora e educadora da FURB, investiguei por mais de 15anos a biodiversidade do Parque São Francisco, recebi hoje a incumbência, aqual muito me honra, de falar da importância desta Unidade de Conservação paraos blumenauenses. Falo também como presidente da Acaprena – AssociaçãoCatarinense de Preservação da Natureza, entidade com 40 anos na defesa dabiodiversidade e em seu nome parabenizo a FAEMA por esta relevante iniciativa.
Meu pronunciamento se dará a partir de três perspectivas:
-A do bem estar, lazer e turismo
-A científica e de conservação
-A educacional

Inicio pelo bem estar

Você aqui presente, saído de sua casa ou escritório, já está sendo beneficiadopelo Parque – o ar que enche os pulmões, oriundo da floresta tem a propriedadecomprovada de diminuir o estresse, a depressão, o diabetes, o colesterol emelhorar o ânimo. Você sairá daqui mais saudável. Pesquisas comprovaram que 20a 40 min de exposição aos ares da floresta melhoram a saúde e seus efeitos seprolongam por mais de uma semana no organismo. Portanto, adentre frequentementecom sua família este e outros parques.

Num momento que somos mais de 90% urbanos, confinados em apartamentos, pequenascasas, escritórios, salas de aula e, vivendo em ruas cada vez mais movimentadase poluídas, é preciso adentrar à floresta e viver momentos de encantamento,relaxamento, aprendizados de respeito à vida – e para isso o Parque SãoFrancisco é lugar privilegiado por sua localização e qualidade de ecossistema.

Os turistas que visitam Blumenau, durante todo o ano e especialmente durante asfestas tradicionais, devem ser informados da existência deste e doutros parquesde Blumenau, para que possam sentir a beleza da Floresta Atlântica, suabiodiversidade e ... relaxar.

Com relação à segunda perspectiva - a Científica e de Conservação

Desde 1996 os 23 hectares do Parque São Francisco tem sido pesquisado. Mais deduas dezenas de trabalhos científicos foram aqui elaborados (teses de doutorado- inclusive a minha - de mestrados, trabalhos de conclusão de curso e iniciaçãocientífica de professores e estudantes de Ciências Biológicas e EngenhariaFlorestal da FURB). – Este Parque é um dos locais mais conhecidos pela ciênciaem Blumenau e um dos mais em Santa Catarina.

Os resultados destas pesquisas estão à disposição da FAEMA para embasar ogerenciamento do parque e à disposição dos professores para melhor educar seusalunos para a conservação da biodiversidade.

Aqui sabemos que existem mais de 180 espécies de árvores e arbustos, 65espécies de samambaias e xaxins, mais de 100 espécies de bromélias, orquídeas,136 espécies de aves, 32 espécies de formigas, 25 espécies de mamíferos degrande e pequeno porte, algumas destas ameaçadas de extinção. Este conjuntocitado e outras tantas mais espécies formam ecossistema bem conservado eintrincado de interações.

Portanto, o parque abriga uma importante amostra da rica biodiversidade queexiste dentro de Blumenau e do Vale do Itajaí. Dentro do São Francisco estãomedidas, identificadas e plaqueteadas mais de 6 mil árvores e arbustos, paraestudos de dinâmica da floresta ao longo tempo.

Ressalto também projeto pioneiro no Brasil - a introdução do macaco bugio emfloresta, executado com sucesso, pela Dra Zelinda.

Dr. Vibrans – pesquisador da FURB constatou que caem anualmente do topo dasárvores mais de 11 toneladas de folhas, pequenos ramos, frutos e flores queirão ao solo formar a serapilheira, fonte de vida e nutrientes para os milharesde seres que habitam a floresta.

Como evidenciado pela pesquisa científica o Parque juntamente com as demaisáreas de florestas de Blumenau, é importante abrigo de biodiversidade e fontede valorosos serviços ambientais: proteção da água, proteção do solo,amenização climática - nesta cidade cada vez mais concretada, bem como, localde lazer, de pesquisa e educação ambiental.

Foco agora à terceira perspectiva - a educacional

Excelentíssimo Prefeito Napoleão, aqui no Parque São Francisco, os estudantesde todas as idades de Blumenau e região encontram local favorável e aprazívelpara conhecer, sentir, tocar e viver a Mata Atlântica, nas raras oportunidadesque têm de sair da escola. Aqui podem perceber sons, cheiros e coresnaturais... A ciência brotando em sua mais exuberante forma.

Prezadas autoridades educacionais e pais aqui presentes desconfinemos nossascrianças se desejarmos gerar pessoas equilibradas, saudáveis e criativas. Ascrianças e jovens merecem tocar a biodiversidade que as rodeia, saber que ela émuito mais que uma foto no livro ou um vídeo projetado.

Aproveito a oportunidade para destacar que em Blumenau e em mais oitomunicípios do Vale encontra-se o Parque Nacional da Serra do Itajaí, com 57.000hectares, que neste ano completa 10 anos de sua criação. Este Parque é o abrigoda maior biodiversidade de Santa Catarina, segundo recente InventárioFlorístico Florestal de Santa Catarina, executado pela FURB. Portanto, ele é anossa pérola verde.

Não poderia deixar de enaltecer a ação do professor e ambientalista Lauro E.Bacca (Acaprena) em relação ao Parque, uma vez que foi seu idealizador econtinua sendo profundo conhecedor e defensor desta Unidade de ConservaçãoMunicipal.

Para finalizar, desejo fazer especial agradecimento ao Engenheiro FlorestalJean Naumann e toda a equipe da FAEMA, bem como, ao Prefeito Napoleão, que nãopouparam esforços para reabrir o Parque São Francisco. Saibam que todos osseres, de todas as espécies são gratos por seus esforços de conservação.

Obrigada.

Dra. Lucia Sevegnani
Presidente da Acaprena
(discurso proferido durante solenidade de reabertura do Parque no dia21/03/2014)



Aconteceu nesta sexta feira, (21/03) a cerimônia de reabertura do Parque Natural Municipal São Francisco de Assis
Lucia Sevegnani - presidente ACAPRENA