NOTÍCIAS
Voltar

Parque Nacional Serra do Itajaí 10 anos no coração do Vale



Poucosmoradores do Vale do Itajaí sabem que em junho de 2004, há 10 anos, foi criadona região, o Parque Nacional da Serra do Itajaí. Abrangendo parte de nove municípios: PresidenteNereu, Vidal Ramos, Botuverá, Guabiruba, Gaspar, Blumenau, Indaial, Apiúna eAscurra, o parque tem 57.374 hectares, ou seja, 570 km2, ocupando 0,59% doestado de Santa Catarina.

Trata-se de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

 

O Parna da Serra do Itajaí é um tesouro em biodiversidade. Foto: Miriam Prochnow.

 

O ParqueNacional da Serra do Itajaí abriga mais de 500 espécies de árvores e arbustos,350 espécies de aves e mamíferos, algumas delas ameaçadas de extinção, quenecessitam de proteção contra exploradores e caçadores, e que ali encontramlocal propício para sua reprodução e vivência, podendo aumentar suas populaçõese recolonizar áreas degradadas e pobres em vida silvestre. A floresta do parquerepresenta a melhor mancha de Mata Atlântica do estado de Santa Catarina. 

Apesar da grande área que abarca, segundo o seu Plano de Manejo, residiam no interior do parque 14 famílias, cinco das quais já tiveram suas terras indenizadas e, portanto ali não mais habitam. Outras nove, bem como os demais proprietários de terras serão ao longo do tempo também indenizados.

 

O PNSI ainda tem áreas primárias de Mata Atlântica. Foto: Miriam Prochnow

 

 
Na criação deste parque estiveram à frente entidades como a Associação Catarinense de Preservação daNatureza (Acaprena), a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida(Apremavi), a Universidade Regional de Blumenau (FURB), o Instituto ChicoMendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Parque dasNascentes (Ipan), dentre outras muitas instituições e pessoas que não mediramesforços, por décadas,  para dotar o Vale do Itajaí  com a valiosa Pérola Verde. 


O parque apresenta muitos locais de visitação,com possibilidade de caminhada e pedaladas em trilhas e estradas, banhos de rioe cachoeiras, piqueniques, favorecendo o contato saudável dos visitantes com anatureza. Pesquisas científicas mostram que 30 minutos no interior de umafloresta diminuem as taxas de colesterol, diabetes, estresse, depressão e seusefeitos permanecem ao longo de quase um mês. Visite áreas florestais do seumunicípio e as proteja, visite o Parque Nacional da Serra do Itajaí.

  
O Parque é o lugar ideal para pesquisascientíficas sobre a vegetação, os animais e os micro-organismos, bem como parao entendimento dos ecossistemas e seus serviços e funções ambientais.

 
Local também privilegiado para levar estudantesde todas as idades, do ensino fundamental até à universidade, para ali fazereducação ambiental e lazer. 

As visitas devem ser agendadas com antecedênciavia e-mail: parnaserradoitajai.sc@icmbio.gov.br ou pelo fone: 47 33261527 (emBlumenau). Os outros municípios também têm entradas para o parque, o ideal ébuscar informações nas respectivas prefeituras.


Para os municípios que abrigam o parque, etambém para os demais, os serviços ambientais providos pelo parque são de altarelevância: 

  • proteção dos mananciais de água que abastecemmais de 800 mil habitantes da Bacia do Itajaí, especialmente de Blumenau,Indaial, Brusque e Itajaí; 
  • proteçãocontra extremos climáticos (secas, chuvas excessivas, calor e frioextremos, vendavais);  
  • abrigode rica biodiversidade (de animais, de plantas, de micro-organismos);
  • localde lazer e turismo ecológico;
  • fontede bem estar e saúde;
  • abrigode plantas e de animais de grande importância econômica (banco de sementesno presente e para o futuro);
  • local de pesquisa científica e educaçãoambiental. 

Esta matéria foi publicada no Jornal Diário doAlto Vale no dia 03 de junho de 2014. O Espaço Apremavié publicado quinzenalmente.

 

 

 



Esta matéria foi publicada no Jornal Diário do Alto Vale no dia 03 de junho de 2014. O Espaço Apremavi é publicado quinzenalmente.
Jornal Diario do Alto Vale. Autora: Lucia Sevegnani