NOTÍCIAS
Voltar

Restauração Ecológica x Efeito Vaca - Floresta Oca



Em viagem de estudos com os mestrandos do curso de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, para Urubici, no Parque Nacional de São Joaquim, neste dia 15 de junho, pudemos constatar novamente o efeito das vacas sobre os ecossistemas florestais do planalto catarinense.

Área pastejada da qual o gado foi retirado no início de 2009. Foto: Lucia Sevegnani (foto de abril 2009) — Parque Nacional de São Joaquim.

Em 2009 uma área de encosta conforme foto, o gado, após a indenização de terras, foi retirado e também cessada as roçadas na encosta situada em altitudes aproximadas de 1500 m (ver foto 2009). Com o passar de 5 anos é possível perceber o efeito da restauração ambiental em processo. Já praticamente não se observam áreas sem cobertura pelos arbustos (comparar 2009 e 2014) e as espécies vassoura-do-campo (Baccharis uncinella) e cará ou taquarinha (Chusquea sp.). É claro que sob estas encontram-se centenas de outras espécies arbóreas jovens e herbáceas remanescentes dos campos.

Área em junho de 2014, após 5 anos de sucessão ecológica. Foto: Lucia Sevegnani — Parque Nacional de São Joaquim.

Onde o gado permanece, propriedades não indenizadas, a ação ainda é muito forte de contenção das espécies arbóreas. Observem o limite direito da floresta em 2009 e agora passados 5 anos, quase imperceptível. Uma dissertação de mestrado está sendo efetuada neste local para registrar a sucessão ecológica, segundo nos informou o chefe do parque Michel Omena.

Uma das fotos também destaca o efeito do pisoteio do gado e também das pessoas sob uma mata nebular, também situada dentro do Parque Nacional de São Joaquim.

Efeito vaca - pastejo e roçadas, área não indenizada, junho de 2014. Foto: Lucia Sevegnani — Parque Nacional de São Joaquim.

Por fora a mata nebular parece bem preservada, mas quando se adentra, se encontra uma floresta desprovida dos seus jovens e das plantas herbáceas e arbustivas características do sub-bosque.

Floresta Oca - mata nebular, Morro da Igreja. Foto: Lucia Sevegnani — Parque Nacional de São Joaquim.

Em muitos locais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, onde o gado adentra a floresta, constata-se a "floresta oca". É claro que numa "floresta oca" a maior parte dos serviços ambientais não mais pode ocorrer. Com a morte das árvores adultas haverá desaparecimento da floresta, pois não há jovens para repor as adultas perdidas.

No alto da foto "efeito vaca” vê-se uma mata nebular por fora, parecendo perfeita. Na foto "floresta oca" uma parte dela por dentro.

Fotos e texto Lucia Sevegnani - uso exclusivo para conscientização ambiental.



Em viagem de estudos com os mestrandos do curso de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, para Urubici, no Parque Nacional de São Joaquim, neste dia 15 de junho, pudemos constatar novamente o efeito das vacas sobre os ecossistemas florestais do planalto catarinense.
Lucia Sevegnani - presidente ACAPRENA