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Ciclovias: Pedala, Pomerode



POMERODE - Não fosse pelo clima abafado típico da região, a cena poderia ser numa vila européia. Deslocar-se sobre duas rodas faz parte do cotidiano dos pomerodenses que adotaram o costume dos imigrantes alemães. Tanto que a prefeitura de Pomerode resolveu destinar um espaço exclusivo para a circulação de ciclistas.

Nas ruas 15 de Novembro e Luiz Abry, no Centro, 1,4 km de ciclofaixas estão sendo substituídas por ciclovias - mais largas e separadas do trânsito de carros e ônibus por meio-fio. É a primeira etapa de um projeto que engloba 5,7 km de extensão.

A mudança é resultado de uma pesquisa feita pela Secretaria Municipal de Planejamento que mostrou que, entre 6h e 19h, mais de 1,5 mil ciclistas circulam na Rua 15 de Novembro. O número representa mais de 36% do fluxo de carros no mesmo período.

- Observamos que valia a pena investir em ciclovias e garantir mais segurança aos ciclistas - explica o secretário de Planejamento Cláudio Marcos Krueger.

A prefeitura decidiu investir em paver. De acordo com o secretário, a escolha se deu pelo fato de ser um pavimento mais confortável e bonito.

- O asfalto é muito comum. O paver combina com a cidade - completa.

Com as ciclovias, a prefeitura objetiva também fomentar o turismo. Pomerode integra o Circuito de Cicloturismo Vale Europeu, projeto em convênio com outras oito cidades do Médio Vale.

Mas quem usa a ciclovia todos os dias para ir ao trabalho ou à escola já aprova a mudança. É o caso do pedreiro Antônio Carlos Canei, 33 anos. Para ele, toda a extensão da Rua 15 deveria ter um espaço exclusivo para os ciclistas:

- Tem muitos idosos que andam de bicicleta por aqui e a ciclovia traz mais segurança.

O estudante Natan da Silva, 14 anos, também vê benefícios. Para ele, os buracos eram o principal problema das ciclofaixas.

Motoristas se dividem a repeito da mudança

O secretário de Planejamento Cláudio Marcos Kruerger conta que recebeu críticas de motoristas do município. A principal é sobre a diminuição do espaço para os veículos que poderia atrapalhar o tráfego. Entretanto, esta não é a opinião do auxiliar de produção Lourimar Lach, 25 anos, que circulava de carro na Rua 15 de Novembro.

- Acho que melhorou bastante. Agora, ficou mais seguro. Motorista e ciclistas estão separados, cada um tem seu lugar - avalia.

Saiba mais
Família
A costureira Raquel Kramer, 25 anos, leva para todo lugar na garupa - ou melhor, na cadeirinha - o filho de um ano. Ela circula todos os dias com o pequeno e observa com alegria as melhorias na Rua 15 de Novembro.
- Antes era muito pior. O paralelepípedo fazia a bicicleta chacoalhar e era ruim para o bebê - declara.
clicRBS
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Projeto premiado

O projeto foi elaborado em parceria com empresas locais. O valor total é R$ 191.967,11 - R$117 mil do Ministério das Cidades e o restante da prefeitura.

Em 2005, o projeto recebeu o prêmio de Melhor Projeto Técnico em Prol da Mobilidade por Bicicletas da Associação Brasileira de Fabricantes, Distribuidores, Exportadores e Importadores de Bicicletas (Abradibi) e Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Enquanto isso, em Blumenau

Blumenau também tem um projeto de ciclovias. Desde 2004 o espaço para as bicicletas é construído em ruas novas. De acordo com o secretário de Planejamento, Walfredo Balistieri, o projeto prevê um percurso de 132 km mas até agora foram só 40 km.

- As ciclovias existem, mas apenas 15 km delas estão interligadas, o resto está em vias isoladas - afirma Balistieri.



Jornal de Santa Catarina