NOTÍCIAS
Voltar

Fundação O Boticário apóia 19 novos projetos



 

Dezenove projetos de conservação da natureza serão apoiados pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, a partir de janeiro, em todas as regiões brasileiras. São estudos sobre manejo de unidades de conservação, desenvolvimento e implementação de políticas públicas e legislação ambiental, conservação e manejo de espécies ameaçadas e pesquisa aplicada em ecologia e conservação da natureza.

Várias espécies ameaçadas, endêmicas e raras serão estudadas, o que ampliará o conhecimento sobre elas e possibilitará o desenvolvimento de ações efetivas de conservação. Entre elas, estão o formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis), ave que ocorre apenas no litoral norte do estado do Rio de Janeiro; e a ariranha (Pteronura brasiliensis), mamífero da América do Sul que, pela sua valiosa pele, foi intensamente caçado no século passado, levando-o à categoria de ameaçado de extinção.

 

Os projetos que serão financiados pela Fundação O Boticário foram selecionados entre 191 propostas enviadas ao edital de apoio a projetos do segundo semestre de 2006 e passaram pela análise de consultores voluntários e do Conselho de Administração da organização, que consideraram a relevância dos estudos para áreas prioritárias de conservação e os recursos disponíveis para o edital.

 

Com estas novas doações, a Fundação soma 1.076 projetos financiados desde sua criação, em 1990. Foram mais de US$7 milhões em recursos para patrocinar projetos de conservação da natureza em todo o país.

A lista completa dos projetos selecionados está no item Apoio a Projetos da página eletrônica da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.

 

Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - Criada em 1990, a Fundação O Boticário apóia ações de proteção de espécies da natureza do Brasil, ajuda a formar profissionais que trabalham na área e a sensibilizar milhares de pessoas quanto ao cuidado necessário com a natureza.

Para contribuir concretamente para a preservação de locais onde estão concentradas as riquezas naturais do país, a Fundação O Boticário incentiva a criação de reservas privadas e colabora no monitoramento de áreas naturais protegidas públicas.

Em 1994, adquiriu uma área de 2.340 hectares no coração da Floresta Atlântica e transformou-a na Reserva Natural Salto Morato. Localizada em Guaraqueçaba, litoral Norte do Paraná, a Reserva é reconhecida pela Unesco como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade. Anualmente, cerca de sete mil pessoas visitam Salto Morato e dezenas de pesquisas já foram realizadas em seu território.

Desde sua criação, a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza conquistou reconhecimento nacional e internacional, demonstrando a seriedade de sua atuação e a capacidade de produzir resultados efetivos e expressivos não só em favor da proteção e preservação das espécies e patrimônios naturais ameaçados de extinção, mas da natureza como um todo.



Ascom Fundação O Boticário