NOTÍCIAS
Voltar

Relatório alerta sobre aquecimento



Hoje, em Paris, 2,5 mil cientistas de 130 países deverão divulgar um relatório alertando que a humanidade caminha para o abismo se persistir o aquecimento da temperatura do planeta.

Mobilizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), os cientistas integram o Grupo Intergovernamental sobre a Mudança Climática (IPCC, em inglês), reunido na França desde segunda-feira. Ontem, jornalistas que estão em Paris cobrindo o chamado Painel do Clima projetaram que o relatório será "a mais contundente advertência" de como a ação humana faz subir os termômetros.

Estima-se que 90% da culpa pelo aquecimento global seja do homem. A previsão é de que a temperatura aumentará 3% até o final do século, em relação à época em que não havia indústrias. Conseqüência: o derretimento das calotas polares e a elevação do nível do mar.

- As evidências da mudança climática estão mais claras - avisou o representante do grupo, Rajendra Pachauri.

Interferência humana representava 66% dos males

O Painel do Clima foi criado em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Programa Ambiental da ONU para orientar as políticas globais sobre o aquecimento. Na última reunião, em 2001, os cientistas indicaram que a interferência humana correspondia a 66% dos males. A divulgação do relatório coincide com debates sobre o aquecimento global nos Estados Unidos, os maiores emissores dos gases que provocam o efeito estufa. O governo George W. Bush adotou a postura de ignorar o problema e se negou a reduzir a produção industrial.



Diário Catarinense