NOTÍCIAS
Voltar

Jacarés procriam em estação de esgoto em Balneário Camboriú



Pelo menos 19 jacarés estão soltos
em Balneário
Foto(s): Marcos Porto/Santa
BALNEÁRIO CAMBORIÚ - Jacarés de papo amarelo assustam os vizinhos das lagoas da Estação de Tratamento de Esgoto da Emasa (ETE), no Bairro Nova Esperança. Os répteis se reproduzem no local.

Na semana passada, bombeiros chamados por uma moradora constataram a presença de dez jacarés no local. Funcionários da companhia de abastecimento da cidade já contaram 19 animais nas lagoas da ETE.

Alguns destes bichos passeiam durante o dia na margem do canal de efluentes que desemboca no Rio Camboriú e passa ao lado da estação. É no local que a filha de um ano e oito meses da balconista Cleonice Machado Pereira costuma brincar:

- Estou apavorada, porque quando as pessoas falavam que os jacarés vinham até essas valas, eu não acreditava. Mas agora eu vi e é do lado da minha casa.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú, capitão César de Assumpção Nunes, os animais precisam ser retirados das lagoas ou o local deve ser isolado. Ele encaminhou um pedido oficial à Emasa para que tome as providências necessárias.

- Nos preocupamos, porque os jacarés podem ir para perto das casas para buscar comida - alertou.

Bombeiros e Emasa dizem que há a possibilidade de os jacarés terem fugido do Zoológico da Santur há 20 anos. A bióloga Márcia Regina Achutti, que hoje responde pelo parque e nele atua há 23 anos, não confirma a fuga.

Ibama vai ajudar a retirar os répteis

Jacarés com meio metro de comprimento comprovam que os animais ainda procriam nas lagoas da ETE. A Emasa informou que, depois de saber da existência dos répteis, contatou o Ibama e aguarda instruções para a retirada dos animais do local.

Segundo a diretora Operacional da Emasa, Tânia Pedrelli, o poder público estuda a colocação de cercas reforçadas nas divisas do terreno da ETE.

- Precisamos de pessoas especializadas para remover estes animais - explica.

O chefe do escritório regional do Ibama em Itajaí, Márcio Burgonovo, informou que o ofício da Emasa foi encaminhado ontem ao setor de Fauna, em Florianópolis. A vistoria para saber como os jacarés serão removidos do local será esta semana.

Animais se alimentam de ratos e aves

Se depender da fauna na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Balneário Camboriú, os jacarés estão bem servidos, explica a bióloga responsável pelo Zoológico da Santur, Márcia Regina Achutti. Segundo ela, a população de aves e roedores da área compõem a dieta dos répteis.

Mas os jacarés também não desprezam um pedaço de pão, garante o vigilante da estação, Adão Valmor do Amaral:

- Quando alguém joga um pedaço de pão na água, muitos aparecem.

Foi assim que os funcionários da ETE calcularam, há alguns dias, quantos jacarés habitam o local. A bióloga da Santur alerta que os jacarés de qualquer espécie são animais agressivos e que é comum saírem da água para se aquecer à luz do sol.

Serviço
Denuncie - casos de animais silvestres, como jacarés e cobras, próximos a residências devem ser imediatamente comunicados ao Corpo de Bombeiros. O telefone de emergência é o 193.



Jornal de Santa Catarina