NOTÍCIAS
Voltar

Jacaré será removido de lagoa em Balneário Camboriú amanhã



Um jacaré macho, de cerca de dois metros de comprimento, será removido amanhã pelo Ibama de uma das lagoas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Emasa, em Balneário Camboriú. O animal da espécie papo-amarelo habita a lagoa junto com quatro fêmeas e alguns filhotes.

Após denúncias de moradores do Bairro Nova Esperança, que se depararam com o jacaré em um córrego ao lado das casas, há cerca de um mês, o Ibama vistoriou a estação de tratamento e identificou o comportamento do macho como atípico.

Segundo o coordenador do Núcleo de Fauna e Recursos Pesqueiros, Hélio Bustamante, o jacaré não apresenta mais as reações de medo ao contato com seres humanos.

- Talvez por comer alimentos jogados por pessoas que freqüentam o local, ele não foge quando alguém chega perto - explicou.

As fêmeas e filhotes podem também ter sido acostumados a ganhar comida. Porém, segundo Bustamente, apresentam pouco risco aos moradores por serem menores e fugirem ao primeiro sinal de aproximação.

Durante a operação de remoção, o macho não vai precisar ser sedado, apenas imobilizado. Ele será examinado por técnicos do Ibama antes da definição do novo local onde vai ficar.

A Emasa receberá um ofício com medidas de segurança a serem tomadas para que os outros jacarés possam ficar no local sem riscos aos vizinhos, como a colocação de cercas em volta do terreno. Em caso de ocorrência de jacarés próximos às residências, o Ibama orienta a população a procurar a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros.


Diário Catarinense