NOTÍCIAS
Voltar

Blumenau: Temporal deixa Faxinal do Bepe isolado



APIÚNA/INDAIAL/BLUMENAU - Há cinco dias, quatro famílias que moram no Faxinal do Bepe estão isoladas. A chuva de sexta-feira derrubou duas pontes e fez deslizar parte de um dos acessos à localidade, que fica entre Apiúna, Indaial e Blumenau, tornando impossível a passagem de carros. A Secretaria de Obras de Apiúna assegura que hoje a situação vai se resolver. Ontem, a prefeitura mandou uma retroescavadeira para reconstruir os pontilhões na Estrada Geral.

A família Molinari está desde sábado improvisando duas tábuas sobre o riacho como único meio de chegar ao Centro de Apiúna, distante 35 quilômetros dali. Mesmo assim, só dá para passar de motocicleta.

Do outro lado, em Blumenau, - a 20 quilômetros de Faxinal - a enxurrada levou parte da Estrada Geral do Encano, deixando um corredor de um metro de largura para passagem. O trecho intransitável tem 13 quilômetros e a promessa é de que fique pronto para o tráfego até domingo.

O agricultor Esair Molinari, 63 anos, conta que há mais de 14 anos não via uma enxurrada como a da última semana. Segundo ele, a chuva arrebentou uma lagoa de peixes e inundou parte do terreno. O filho Ângelo, 35 anos, também se assustou com a força da tempestade e comemorou, ontem, ao observar a chegada da retroescavadeira que consertaria as pontes.

- Se chovesse mais um pouco, a gente seria levado pela água até Indaial - brinca Ângelo.

A Estrada Geral do Encano também começou a ser consertada ontem. Segundo o secretário distrital do Distrito do Garcia, Braz Roncáglio, os 26 quilômetros que pertencem a Blumenau e Indaial serão consertados em parceria entre os dois municípios.

O secretário afirmou que, até domingo, carros, motos e jipes poderão usar a via. Todo o trecho será coberto com macadame. Na parte onde houve deslizamento, pedras vão reconstituir a estrada. Blumenau fornecerá a mão-de-obra e parte das pedras, enquanto Indaial cederá o maquinário e a outra parte do material.

( caroline.passos@santa.com.br )

Enxurrada de sexta-feira levou parte da Estrada Geral do Encano

Máquina começou ontem o trabalho de reconstrução das pontes que caíram com a tempestade Foto(s): Gilmar de Souza/Santa

 



Jornal de Santa Catarina