NOTÍCIAS
Voltar

Agricultores pressionam o Ibama em Florianópolis (SC)



Cerca de 60 agricultores fizeram vigília ontem de manhã, em frente à sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), no Centro de Florianópolis.

Ogrupo cobrava um posicionamento do órgão em relação a questões ambientais nas barragens de Barra Grande, no Rio Pelotas, e Foz do Chapecó, no Rio Uruguai. Dos representantes do Ibama, garantiram uma audiência, dia 22, em Brasília, no sede do órgão.

A coordenação do movimento chamou o ato de "uma vigília em defesa da vida e da natureza" . Conforme os integrantes da mobilização, vindos de diferentes regiões do Estado mas a maioria integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens, os atuais projetos de construção de barragens destroem o ambiente e visam ao lucro das empresas nacionais e internacionais. Ontem foi Dia Internacional de Luta Contra as Barragens.

O grupo chegou por volta das 9h e foi atendido pelo superintendente do Ibama, Luiz Ernesto Trein, para quem foi entregue a pauta de reivindicações.

As exigências contemplam questões ambientais nas barragens de Barra Grande e Foz do Chapecó.

- Estamos aqui para cobrar do Ibama o posicionamento frente a denúncias que fizemos - explicou Eloir Vieira Soares, um dos coordenadores da movimento no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Ciente do conteúdo da pauta de reivindicações, Trein agendou a reunião com os colegas da sede de Brasília.

- Os processos licitatórios são conduzidos por Brasília, por isso marcamos essa reunião para a questão ser discutida. Nosso papel aqui é de apoio técnico - explicou o superintendente do órgão ambiental.


Diário Catarinense