NOTÍCIAS
Voltar

Assembléia lança fórum sobre o Aqüífero Guarani



Conhecer para preservar. Com esse mote, foi lançado, ontem, na Assembléia Legislativa, na Capital, o Fórum Permanente do Programa Pró Rio Uruguai e Aqüífero Guarani. Palestras foram proferidas para representantes do poder público, organizações não-governamentais, universidades e entidades ambientalistas.

Um dos palestrantes foi o secretário geral do sistema Aqüífero Guarani, Luiz Amore, que destacou a necessidade do aporte de recursos para custear o levantamento de informações.

- Isso resultará em melhor gerenciamento, com desenvolvimento de leis adequadas, normas técnicas, aparelhamento das instituições e capacitação de pessoal - afirmou.

Além disso, deve ser criada uma rede de monitoramento dos poços para controlar a qualidade da água. A participação social será fomentada para dar visibilidade ao projeto e possibilitar maior inserção política, necessária à implementação.

Amore informou que os recursos provêm de emenda parlamentar, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e de um fundo mundial para o meio ambiente.

O professor Luiz Fernando Scheibe, coordenador técnico em SC do projeto Rede Guarani/ Serra Geral, ressaltou a importância estratégica do aqüífero, a principal reserva de água doce da América Latina e uma das maiores do mundo. Scheibe lembrou que 10% da área brasileira está coberta pelo Aqüífero Guarani.


Diário Catarinense