NOTÍCIAS
Voltar

Operação prende caçadores e ladrões de palmito no PNSI



Entre os dias 19 e 24 de março do corrente ano foi realizada, com apoio da Policia Militar Ambiental, uma operação de fiscalização no Parque Nacional da Serra do Itajaí, com objetivo de coibir crimes ambientais que vem sendo cometidos na área do Parque Nacional da Serra do Itajaí, principalmente extração ilegal de palmito (Euterpe edulis) e caça.

 

Foram realizadas incursões em diversos pontos do parque, dentre eles: Cinqüenta Macucos até Minas da Prata, Estrada Interna (Sede) até Minas da Prata, Imediações da Sub-sede e Lageado Alto (Guabiruba).

Na quinta feira, dia 22, três caçadores foram surpreendidos adentrando no parque com intenções de abater animais silvestres na área da “casa do mel” em Lageado Alto, Guabiruba. Com os infratores foram encontradas três armas de fogo, sendo uma espingarda calibre 28, uma pistola semi-automatica calibre 6.36 e um “canhão” calibre 32 (armadilha feita com arme de fogo). 

 

Os três foram conduzidos a Policia Militar de Guabiruba e posteriormente a Policia Civil, sendo enquadrados por porte ilegal de arma de fogo e até a sexta feira dia 23 permaneciam presos.

 

Na madrugada do Sábado, dia 24, quatro palmiteiros foram presos no momento em que tentavam deixar a área do parque, no município de Blumenau, nas proximidades da sub-sede do Parque das Nascentes. Com os mesmos foram encontradas 833 cabeças de palmito no interior de um veículo GM Blazer. Os quatro infratores foram presos em flagrante, autuados em R$ 83.300,00 e encaminhados à delegacia da Polícia Federal de Itajaí, onde foram informados pelo delegado que seriam mantidos presos por terem sido flagrados cometendo crime ambiental, além da acusação de formação de quadrilha. O veículo também foi apreendido e o palmito doado a uma instituição de caridade do município de Itajaí.



IBAMA