NOTÍCIAS
Voltar

Fatma: aumenta número de praias próprias para banho



Segundo relatório da fundação, foram 42 pontos impróprios, índice que segue uma tendência de queda em relação às últimas duas semanas

Florianópolis - Diminuiu consideravelmente o número de praias impróprias para banho no litoral catarinense, segundo o relatório desta semana publicado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Foram 42 pontos impróprios, índice que segue uma tendência de queda em relação às últimas duas semanas.

Segundo o gerente do laboratório da fundação, Marlon Silva, a situação anterior era reflexo das constantes chuvas que atingiam regiões litorâneas e rios em todo o Estado, contribuindo para o aumento do nível dos rios e conseqüente poluição das praias.

Apesar da queda de pontos inaptos em todo o Estado, as praias da Grande Florianópolis apresentaram o mesmo nível da semana passada, com 22 pontos poluídos. Entre as praias de Itapema, somente duas demonstraram falta de qualidade na água e no balneário de Penha foram três.

Este é o último relatório da temporada e portanto, ultimo publicado semanalmente pela Fatma. A partir do mês de abril, a Fundação do Meio Ambiente apresenta o resultado das análises mensalmente.

Metodologia das análises

O ponto é considerado Impróprio para banho quando em 60% dos últimos cinco resultados o volume de Escherichia coli (presente nas fezes de animais de sangue quente, incluindo o homem) - for superior a 800 NMP (Número Mais Provável) por 100 mililitros de água, nas amostras coletadas ou quando, na última amostragem, o valor obtido for superior a 2.000 NMP (Número Mais Provável) por 100 mililitros de água.



A Notícia