NOTÍCIAS
Voltar

Jardim Botânico do Rio comemora 199 anos



Para comemorar o aniversário de 199 anos, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro promoverá dois dias de atividades variadas. Na véspera do aniversário, dia 12 de junho, será realizado o seminário "Conferência Rio 92 -15 anos depois". No centro dos debates do seminário, que será realizado às 14h30, no Solar da Imperatriz, estarão a história e os desdobramentos da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, além de integrantes da conferência e representantes do MMA - Ministério do Meio Ambiente, da FASE - Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, da FGV - Fundação Getúlio Vargas e do próprio Jardim Botânico.

No dia 13 de junho, entre as atividades previstas estão a inauguração do Jardim dos Beija-Flores,  um passeio ao Jardim Sensorial conduzido por deficientes visuais e a apresentação do conjunto instrumental Amadeus. O Jardim dos Beija-Flores, o mais novo jardim temático do parque, surgiu a partir da recuperação do Caminho da Mata Atlântica e áreas contíguas para uso público e educação ambiental, por meio de uma parceria entre o Jardim Botânico e a CEG - Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro. A implantação deste espaço exigiu um levantamento das espécies de beija-flores que ocorrem no arboreto e um inventário de espécies da Mata Atlântica polinizadas por essas aves. A inauguração será às 11h, no largo do Jardim dos Beija-Flores.

Dentro das comemorações, os deficientes visuais serão os guias de um passeio pelo Jardim Sensorial. Um grupo de instrutores e alunos do Instituto Benjamin Constant conduzirão os visitantes com vendas nos olhos pelo jardim. Todos terão a oportunidade de usar o olfato e o tato para identificar as plantas. Após o percurso, os visitantes deverão responder um questionário onde deixarão registradas suas impressões.    

A programação de aniversário do Jardim Botânico, no dia 13 de junho, terá ainda, às 10h, a  apresentação do conjunto instrumental Amadeus, na fachada do Centro de Visitantes.  O grupo foi criado há dois anos com jovens oriundos do grupo Os Pequenos Mozart, todos do Instituto Casa de Cultura Rio. O conjunto é formado por oito alunos, de 13 a 16 anos, com grande habilidade técnica no violino. Eles se apresentam com roupas do século XVII, época do grande compositor Wolfgang Amadeus Mozart.


MMA