NOTÍCIAS
Voltar

Blumenau: Projeto quer mais árvores pela cidade



BLUMENAU - Uma cobertura vegetal superior a 60% faz de Blumenau um dos municípios mais verdes do país. Ações específicas de um plano de arborização pretendem aumentar essa área. O projeto começou a ser discutido em 2005 e deve ser implementado ainda este ano.

Está prevista a implantação de 62 espécies de árvores nativas, frutíferas e floríferas em espaços como praças, além da criação de novas áreas verdes, arborização dos bairros, serviços de manutenção de parasitas e outras ações com o objetivo da preservação.

- Blumenau está nessa situação hoje por erros do passado. Nunca houve um planejamento. Isso não se modifica em seis meses - enfatiza o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), Jorge Müller.

Na próxima semana, a Faema se reúne com as secretarias de Planejamento e Obras para finalizar o projeto. Depois disso, a proposta vai ser levada para avaliação do Conselho Municipal do Meio Ambiente e as ONG's serão convocadas para opinar antes da apreciação do prefeito. A previsão da Faema é de que até o final de setembro o projeto esteja concluído para iniciar a implantação das ações.

- É uma idéia antiga. Não sei porque não emplaca. Temos muito verde na paisagem, mas a arborização pública na área central é deficiente - conclui o ambientalista e biólogo Lauro Bacca.

Poda é como cirurgia, alerta ambientalista

Ambientalistas enumeram problemas que impediram anteriormente o andamento de projetos de arborização, como desinteresse político e a cultura de se podar árvores desnecessariamente.

- A poda é como uma cirurgia, somente se deve fazê-la quando necessária. Está na hora da cidade discutir uma legislação apropriada para a arborização do município - alerta o ambientalista e médico veterinário Vanderlei Paulo Schmitt, membro da Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena).

(
magali.moser@santa.com.br )

Serviço
Sugestões - Para a elaboração do plano de arborização urbana de Blumenau podem ser enviadas para o e-mail faema.adm@blumenau.sc.gov.br


Quatro engenheiros preparam o trabalho

Uma equipe coordenada por um engenheiro florestal será responsável pela manutenção e implementação do plano de arborização. De acordo com o presidente da Faema, Jorge Müller, quatro profissionais foram contratados no mês passado e já começaram a fazer os serviços de forma esporádica, enquanto o projeto ainda não é concluído.

O plano de arborização urbana tem o objetivo de preservar, expandir e assegurar o plantio das árvores. Busca a construção de um ambiente agradável que valorize a fauna e a flora no espaço urbano.

Para Müller, há espécies erradas em locais inapropriados em Blumenau, como árvores de grande porte em calçadas ou perto de fios elétricos ou muros por exemplo, que não permitem o desenvolvimento da planta.

- Pretendemos distribuir melhor a cobertura vegetal para não se concentrá-la apenas nas unidades de preservação. Os bairros também serão contemplados - destaca.



Jornal de Santa Catarina