NOTÍCIAS
Voltar

Plantio de mudas recupera áreas em SC



O Programa Clima Legal, iniciativa da Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí (Apremavi), deverá contribuir para a retirada de carbono da atmosfera e amenizar os efeitos do aquecimento global.

O lançamento foi na sexta-feira, durante solenidade realizada em Rio do Sul, que marcou as comemorações dos 20 anos de fundação da entidade.

Mudas de árvores não faltarão. O viveiro que fica no município de Atalanta, no Alto Vale do Itajaí, tem capacidade para a produção de um milhão de 120 espécies. A ecologista Miriam Prochnow, fundadora da associação, destacou que a adoção do projeto vem sendo viabilizada desde 2002, diante da necessidade da conservação da biodiversidade e na obtenção de créditos de carbono. A preocupação surgiu com o aumento do índice de desmatamento de espécies nativas, substituídas pelo reflorestamento de pinus.

- A idéia é restaurar áreas em SC, principalmente nas regiões de mata atlântica - afirma.

O programa faz parte da ação, que tem como objetivo a promoção de medidas que tirem carbono da atmosfera, por meio do plantio de árvores. Miriam observou que as florestas desempenham papel importante na mitigação das ameaças causadas pelo efeito estufa.

- A neutralização do carbono tenta zerar a quantidade de gases do efeito estufa gerados nas atividades humanas - destacou.

A ecologista ressaltou que mediante apoio financeiro, os participantes poderão optar por modalidades para que a Apremavi faça o plantio e a manutenção das mudas.

Emissão do gás
> Quinhentos e quarenta e oito quilos de dióxido de carbono (CO2) são emitidos em uma viagem aérea entre SP e Brasília, ida e volta
> Três toneladas de CO2 podem ser neutralizadas pelo plantio de cinco árvores em média, pois a quantidade de carbono absorvida varia conforme a espécie
> R$ 10 é quanto custa uma árvore usada no reflorestamento da mata atlântica, dentro de projetos florestais preexistentes
> Seis árvores são suficientes para compensar o que um carro a gasolina lança no ar em um ano
> Sessenta mil árvores formam a primeira floresta da Volkswagen Caminhões no Sul Fluminense, plantada em 2006
> Duzentos e vinte mil toneladas de gases do efeito estufa deixarão de ser emitidos em 10 anos com o apoio da Fifa, que investe num projeto na África do Sul para zerar o que foi emitido na Copa de 2006



Diário Catarinense