NOTÍCIAS
Voltar

Campanha de apoio a Serra da Canastra



O histórico:
A região da Serra da Canastra, localizada no sudeste de Minas Gerais, é importantíssima na conservação da biodiversidade e mundialmente famosa por apresentar as nascentes do Rio São Francisco. Parte de suas terras é protegida pelo Parque Nacional da Serra da Canastra desde 1972. Devido à expansão econômica da região naquela época, à pressão política e econômica, 2/3 desta área nunca foram regulamentados, ou seja, apenas aproximados 71.500 hectares foram desapropriados e são hoje efetivamente protegidos.

Estudos apontam que os quase 130.000 hectares que hoje pertencem às famílias locais são áreas essenciais para a recarga de águas que chegam até o sudeste e nordeste brasileiro (bacias do São Francisco e do Paraná) bem como para a manutenção da vida silvestre regional. São serras e vales que combinam belas paisagens compostas por ambientes frágeis e espécies raras, ameaçadas e que não existem em lugar outro no mundo. São ecossistemas sujeitos a ocupação e exploração humana em vários graus. Uma mescla de atividades conduzidas pelas mãos dos mineiros –  respeitosas à preservação das águas, fauna, flora - com outras de exploração comercial, com interesses econômicos que vão além das cifras que os produtores da serra estão acostumados a tratar. São interesses de grandes pecuaristas do norte do Estado de São Paulo, do Triângulo Mineiro, de Goiás, que se aproveitam das dificuldades dos moradores locais para comprar suas terras e transformar todo o sistema frágil. Ainda temos na região um interesse infindável por emprensas mineradoras de quartzito (pedra mineira) e diamante.

O problema:
Deputados federais e estaduais, junto com alguns poucos moradores da região cujos interesses econômicos sobrepõem-se aos de viver em uma terra ambientalmente equilibrada, propuseram um Projeto de Lei que modifica o decreto de criação do parque nacional e diminui em 25% sua área protegida.

A foto em anexo é uma imagem de uma das áreas principais a ser destacada do Parque Nacional da Serra da Canastra – o Vale da Babilônia. No passado, o vale era coberto pelas matas, campos e cerrados. Hoje os pedacinhos dos remanescentes das florestas (incluindo a quase extinta Mata Altântica) são os refúgios da fauna em meio a tantas áreas de pastagem. O desmatamento, contaminação da água e fauna por agrotóxicos e exploração mineral imperam nessa região. Acreditamos que o homem da Canastra possa viver nesse lugar, como sempre o fez, respeitando a natureza que o cerca e usando somente o necessário, com sabedoria. Muitos já não têm mais condição de manter suas terras mas ainda assim se preocupam com ela. E o interesse econômico e a ambição se opõe à preservação ambiental, quando se explora sem medir consequências.
 
A  fundamentação:
O Instituto Pró-Carnívoros (
www.procarnivoros.org.br) desenvolve estudos na região desde 1997 avaliando os impactos humanos na fauna, orientando os moradores locais a conviver harmoniosamente com os animais e o ambiente natural que os cerca. Hoje investiga os segredos da vida dos lobos-guarás e, por isso, sabemos que sem essas áreas, sua sobrevivência em um dos poucos ‘santuários’ da espécie em toda América do Sul pode ser comprometida, bem como de muitas outras espécies. Outras instituições e pesquisadores também trabalharam e ainda pesquisam espécies raras da flora e fauna da região, demonstrando o quão importante é esse cenário para a biodiversidade nacional e continental. Por isso, convidamos você a participar desta campanha, alertando a população brasileira sobre a importância da Serra da Canastra.
 
A Campanha:
A Rede Nacional Pró Unidades de Conservação (
http://www.redeprouc.org.br), uma ONG que trabalha para fortalecer e proteger as áreas de proteção no Brasil, entre outros objetivos, estruturou uma campanha de mobilização nacional. O movimento contra esse Projeto de Lei, mais uma vez, tenta medir a importância do meio-ambiente no Brasil face à exploração econômica. Sendo assim, expresse sua opinião.  Conheça mais sobre a situação da Serra da Canastra e a proposta do Projeto de Lei e assine a carta ao Presidente da República, ministros, senadores e deputados (http://www.redeprouc.org.br/canastra.asp).
 
É neste momento que solicitamos que faça parte dessa mobilização nacional a favor da proteção das terras da Serra da Canastra, de sua flora, de sua fauna.
 
A Canastra em sua quase plenitude agradece seu apoio!




Rede Nacional Pró Unidades de Conservação