NOTÍCIAS
Voltar

Vale do Itajaí ganha 18 mil mudas de árvores



Blumenau - As áreas degradadas de 14 municípios do Vale do Itajaí e Vale do Rio Tijucas poderão contar com um pouco mais de verde a partir de agosto. Uma parceria entre o Rotary Blumenau Norte, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a Associação das Entidades Municipais de Meio Ambiente do Vale do Itajaí e do Tijucas (Assema) garantirá o plantio de 18 mil mudas na região.

O Programa de Recuperação da Vegetação Nativa do Vale do Itajaí e do Tijucas é uma idéia do Rotary Blumenau Norte. A intenção é garantir a regeneração de áreas de mata nativa e preservar as regiões de nascentes. O convênio entre as instituições será assinado hoje.

- Estamos elaborando o projeto desta ação ecológica há três meses. O nosso intuito é conseguir atingir, pelo menos, 50 mil plantios - comenta o presidente do Rotary, Edgardo Axt.

De acordo com a engenheira agrônoma Danielle Oliveira Danielewski, a Fatma irá vistoriar o local onde as mudas serão plantadas e acompanhar o desenvolvimento nos próximos dois anos. No entanto, caberá aos municípios identificar as áreas degradadas.

Nova Trento será o primeiro a receber as plantas

O primeiro município a receber as mudas de espécies típicas da Mata Atlântica será Nova Trento. Apiúna, Benedito Novo, Botuverá, Brusque, Camboriú, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Luís Alves, Pomerode, Rio dos Cedros e Rodeio também serão contemplados.

Blumenau, segundo o presidente da Assema, Juliano Piske, foi convidado a participar, no entanto, como já conta com projeto próprio de plantação de mudas, cedeu sua cota para outros municípios.


Jornal de Santa Catarina