NOTÍCIAS
Voltar

Ferros-velhos em Rio do Sul devem ter licença ambiental



RIO DO SUL - Os proprietários dos 12 depósitos de ferro-velho de Rio do Sul terão de apresentar licenciamento ambiental, caso contrário serão obrigados a fechar os estabelecimentos.

A notificação foi entregue pela fiscalização do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura, com base no pedido encaminhado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP), cobrando providências que evitem uma possível contaminação do lençol freático.

Diante das reclamações, feitas por moradores em abaixo-assinado, o promotor de Justiça Ernani Dutra resolveu adotar a medida. O diretor de Meio Ambiente, Clóvis Luís Hoffmann, revelou que como os donos dos estabelecimentos tinham conhecimento que estavam funcionando de forma irregular não colocaram obstáculos à notificação. Ele observou que a responsabilidade do licenciamento cabe à Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma).

- Uma das exigência será a colocação de piso, evitando que algum tipo de poluente, como óleo combustível, venha a vazar, atingindo o lençol freático.

Hoffmann adiantou que a responsabilidade do departamento será a fiscalização, o que não era feito antes por falta de pessoal capacitado e concursado. O próximo alvo serão os depósitos de materiais recicláveis coletados em Rio do Sul.



Jornal de SantanCatarina