NOTÍCIAS
Voltar

Refúgio biológico ganha filhote de onça-pintada



O Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, recebeu um filhote macho de onça-pintada. O animal foi encontrado sem a mãe em uma fazenda no Mato Grosso do Sul. A oncinha foi submetida a exames para checagem do sexo e das condições de saúde nesta terça-feira (07).
 
Segundo o veterinário do refúgio, Wanderlei de Moraes, o filhote tem seis meses, pesa 20 quilos e passa bem. O animal ficará isolado por cerca de um mês no hospital veterinário do refúgio para que se possa verificar a existência de possíveis doenças. Depois, será encaminhado ao zoológico do refúgio, onde já existe outra onça-pintada fêmea: Juma, de 14 anos.

Apesar de o zoológico ter uma onça fêmea, o filhote não será colocado para cruzar porque ainda não atingiu a maturidade sexual. Por isso, o refúgio continua procurando outro macho.

Considerado o maior felino das Américas, a onça-pintada (Panthera onca) é típica da Bacia do Paraná. A espécie está ameaçada de extinção principalmente porque a extensão de seus habitats vem sendo reduzida. O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, é um dos últimos refúgios da onça-pintada. Em 1995, uma pesquisa apontou a existência 134 onças, de todas as idades. Atualmente não há registros oficiais, mas sabe-se que o número é bem menor.


Gazeta do Povo/PR