NOTÍCIAS
Voltar

Baleias Franca: Mãe e filhote dão show em Itapema (SC)



Passeando pelas águas do Litoral Centro-Norte uma baleia franca e seu filhote decidiram passar o fim de semana em Itapema. Os ilustres visitantes chegaram à Meia Praia no sábado à tarde, quando alguns moradores os avistaram. No domingo de manhã, mãe e filhote brincaram por algumas horas bem próximo a costa, espetáculo que agradou moradores e turistas.

Quem passou por ali não resistiu e parou para observar a desenvoltura das baleias-franca.

- Já tinha visto outras baleias, mas estas estão dando um show, já estou aqui a horas e não consigo ir embora - disse Marlon Santos, que estacionou sua moto em frente a praia para ver as baleias.

No início da tarde ainda era possível ver mãe e filhote de alguns pontos de Itapema, mas eles já estavam se afastando da costa.No final do dia a surpresa, as baleias voltaram a aparecer. Os pescadores do município acreditam que sejam a mesma mãe e filhote que apareceram em Bombinhas na manhã de sexta-feira.

- Elas vêm para esta região porque a água é mais quente, por isso sempre aparecem aqui no mês de agosto. Para nós não é mais novidade, mas é sempre um espetáculo bonito de se ver - afirmou Orlandino Bertolino Martins, pescador há 45 anos, e acostumado a ver muitas baleias durante suas pescarias de Inverno. Este ano seu Orlandino avistou quatro baleias. Em um passeio no barco do pescador a reportagem teve a oportunidade de chegar bem próximo das baleias.O filhote segue o caminho da mãe, mas se atreve a chegar perto do barco.

- Ele faz isso porque quer brincar, os filhotes são muito brincalhões e o barulho do motor do barco o atrai - disse o pescador.

Zelosa, a baleia afastou o filhote do barco e retormaram o passeio pelas águas catarinenses. Então foram se afastando cada vez mais costa e ficaram longe dos olhares atentos e encantados dos espectadores.

- É muito bonito assisitir esses espetáculos que a natureza nos proporciona e nem sempre damos valor. Ver isso, aqui da praia, é sensacional - afirmou o paulista José Ventura, que passou o fim de semana.


Diário Catarinense