NOTÍCIAS
Voltar

Baleia franca passa o dia em Navegantes (SC)



Navegantes - Uma baleia franca com mais de 12 metros de comprimento passou o dia descansando em águas rasas na Praia do Gravatá, ontem, e atraiu a curiosidade de quem passou pela região.

De acordo com a Fundação do Meio Ambiente (Fuman), a baleia chegou a ficar a menos de 100 metros da faixa de areia, por volta das 9h, mas voltou ao alto mar no começo da tarde.

- Ficamos preocupados. Pensamos que ela pudesse estar encalhada ou enrolada em redes de pesca, comuns nesta época. Mas à tarde ela seguiu seu curso - contou o biólogo Fabiano DÁvila Vieira, superintendente da Fuman.

Crianças acompanharam a visita do mamífero até os últimos minutos, por volta das 14h. Sábado de manhã, a fundação recolheu da mesma praia um filhote de baleia franca de seis metros de comprimento. Ele estava morto e já em decomposição. A Univali retirou os ossos do animal para exposição no Museu Oceanográfico e os restos foram enterrados.

A Fuman não descarta a possibilidade de o animal que apareceu ontem ser a mãe à procura do filhote.

- Como estes animais ficam juntos dos filhotes por oito a 10 anos, é possível que a baleia estivesse procurando a cria - disse Vieira.

O uso de redes de pesca no mar em Navegantes, especialmente as fixas, de pescadores artesanais, é hoje regulado por um acordo com o Ministério Público. A partir de 2008, o uso destas redes ficará proibido, a fim de não provocar acidentes e a morte de animais marinhos.


Jornal de Santa Catarina