NOTÍCIAS
Voltar

Vegetação ocupa 67% de Blumenau, mas deve diminuir



A maior área florestal do mundo, a Amazônia, é homenageada anualmente no dia 5 de setembro, com ações que visam orientar os brasileiros sobre o desenvolvimento sustentável. Blumenau ocupa importante papel nesse cenário. Foi a primeira cidade do País a contar com um órgão municipal de proteção ao meio ambiente, conta com 67% de sua área coberta por vegetação e uma área pública destinada ao verde que corresponde a 17,7 vezes o recomendado pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU).

Os números podem ser considerados exemplares, mas, de acordo com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), a situação era melhor em 2001, quando se iniciaram as medições, e tende a piorar nas próximas décadas. “Pelas fotos mais antigas, podemos ver que nossa vegetação aumentou até hoje”, observa o assessor da presidência, Antônio Schmidt. No entanto, há seis anos, 71% do território era coberto por árvores, 4% a mais que os números deste ano.

“A cidade não para de crescer, e queremos isso, mas tem que ser um crescimento ordenado”, orienta o presidente da Fama, Jorge Müller. Ele afirma que a migração da zona rural para o centro da cidade, nas décadas de 50 e 60, fez com que as áreas abandonadas deixassem de ser usadas para a agricultura para dar origem a florestas. Nos dias atuais, de acordo com a entidade, a migração teria estagnado e dado lugar ao aumento da imigração.

“Nosso novo desafio é distribuir esse verde em diversos pontos do território, inclusive nas áreas mais ocupadas”, avalia Müller. Para alcançar esse objetivo, a Faema, em conjunto com a Secretaria de Obras e a Secretaria de Planejamento, tenta coibir as invasões clandestinas às propriedades e reservar espaços para parques e jardins.

“O Plano Diretor do ano passado, elaborado pela Prefeitura, determina onde se pode construir e onde é necessário preservar a mata”, lembra o presidente. A implantação de novas unidades de conservação, como a da rua Bahia, regularizada em abril, complementa a ação do órgão.
Blumenau tem 63,7 quilômetros quadrados (km²) de áreas destinadas a espaços públicos cobertos por vegetação, para uma população de 300 mil habitantes. A ONU recomenda que, para cada habitante, se destine 12 m², o que corresponderia a 3,6 km² na cidade. Com isso, Blumenau cumpre 17,7 vezes a meta. “Somos privilegiados, mas precisamos nos preparar para um crescimento urbano”, sentencia Müller.

Fique por dentro

Em 2001, Blumenau tinha 71% de seu território coberto por vegetação arbórea.
Este ano, a área corresponde a 67%.
Em se tratando de áreas públicas, o verde ocupa 63,7 km², equivalente a 12% do território de 531 Km² do Município.

A Onu recomenda que para cada habitante, haja 12m² de área verde em espaços públicos. Com uma população de 300 mil habitantes, Blumenau precisaria de 3,6 km², mas cumpre a meta 17,7 vezes.

SERVIÇO

Acione a Faema para pedir o plantio de árvores em sua rua ou bairro, gratuitamente: 3037 6811

Livro mostra exemplo do órgão municipal

Para comemorar os 30 anos do início das atividades da Faema, colaboradores da entidade escreveram artigos sobre o meio ambiente em Blumenau, com organização de Müller. O objetivo é mostrar o exemplo do trabalho aos demais municípios. O lançamento está marcado para o dia 21 de setembro, Dia Nacional da Árvore.
“Com o controle do uso e desmatamento do solo, nossa atuação permitiu que a área coberta por vegetação aumentasse ao longo dos anos, nos colocando num patamar superior ao da maioria dos municípios”, destaca o presidente, lembrando que Blumenau foi a primeira cidade do País a contar com um órgão municipal do setor.
De acordo com Müller, o trabalho da instituição foi marcado pela fiscalização e pela independência em relação ao governo municipal. Os próximos passos são a criação de uma nova legislação sobre o meio ambiente, que já está sendo formulada, e uma maior divulgação em nível nacional. “Vamos nos aproximar da Associação Nacional e nos colocar à disposição para orientar os municípios interessados”, anuncia.



Folha de Blumenau