NOTÍCIAS
Voltar

Instituto Rã-bugio amplia região de atuação no estado (SC)



Com a demanda da sociedade sempre crescente, as ações de educação ambiental do Instituto Rã-bugio se expandem e chegam ao planalto norte catarinense, a 150 km de sua base, em Jaraguá do Sul (baixada norte - região litorânea).

 

Na semana passada a equipe do Instituto Rã-bugio atendeu 3 mil alunos das escolas públicas de Itaiópolis (SC). E nesta sexta-feira, dia 21, dia da árvore e no sábado, vai capacitar 160 professores da rede pública estadual e municipal.

 

A inscrição dos professores foi espontânea e surpreendeu: praticamente TODOS os professores das zonas rural e urbana queriam participar, inclusive para as atividades no sábado, dia de folga (a capacidade de atendimento foi rapidamente preenchida).

 

Dentre as atividades ao ar livre, serão feitas visitas em locais de desmatamento em margens de rios e entorno de nascentes e matas de araucárias. Serão visitadas também áreas preservadas em propriedades privadas. O objetivo é tentar mobilizar localmente a sociedade para interromper a destruição das matas ciliares e do que sobrou de áreas preservadas.

 

Além das informações sobre o ecossistema “Mata de Araucárias”, sua biodiversidade e função ecológica, os professores vão aprender a usar kits indicadores da qualidade da água, GPS (sistema de posicionamento global), imagens de satélite para diagnosticarem e monitorarem as bacias hidrográficas. E a presença do Instituto Rã-bugio passará a ser permanente na região, inclusive em outros municípios, a medida em que a equipe cresça.

 

Em Itaiópolis estão as cabeceiras do rio Itajaí, que passa em Blumenau e várias outras cidades importantes de Santa Catarina. Portanto, este trabalho beneficia milhares de pessoas, não apenas a população de Itaiópolis.

 

A caravana para Itaiópolis, que mobilizou toda a equipe do Rã-bugio, só foi possível graças ao apoio financeiro da Prefeitura de Itaiópolis (que está custeando o deslocamento e hospedagem da equipe  bem como transporte dos professores), por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, professores e diretores de escolas e também dos patrocinadores do Instituto Rã-bugio, a PETROBRAS (Programa Petrobras Ambiental) e da Fundação AVINA - que viabilizou a existência do Instituto Rã-bugio.

 

Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade

Jaraguá do Sul (SC)

www.ra-bugio.org.br



Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade