NOTÍCIAS
Voltar

Dia sem carro nem congestionamento em Blumenau (SC)



BLUMENAU - No dia da campanha Na Cidade Sem Meu Carro, comemorado mundialmente sábado, não faltaram bicicletas rodando pelo Centro. De manhã, teve passeio ciclístico e o lançamento do novo Essenwagen, que aumentou de tamanho.

O Essenwagen, uma espécie de bicicleta que desfila durante a Oktoberfest distribuindo X-alemão aos foliões, agora é pedalado por seis pessoas e não mais quatro. De acordo com Fábio Fiedler, coordenador da alegoria, os lugares serão ocupados pelos quatro fundadores e dois convidados em cada desfile.

O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, e o secretário de Planejamento, Walfredo Balistieri, foram os primeiros convidados a pedalar o Essenwagen, que desfilou sábado de manhã pela Rua XV de Novembro.

- O dia foi escolhido para mostrar que as alegorias também podem ser adaptadas às boas causas. É uma oportunidade para despertarmos a conscientização das pessoas - explicou Fiedler.

- Blumenau tem grandes problemas de trânsito, falta uma infinidade de obras por fazer. Mas aderir à campanha é uma forma de conscientizar sobre o uso racional do carro - completou o prefeito, dizendo que Blumenau tem hoje dois carros por habitante.

Guarda de Trânsito quer acompanhar passeios ciclísticos

A Guarda Municipal de Trânsito também aderiu à campanha Na Cidade Sem Meu Carro e adquiriu duas bicicletas para acompanhar a população. Segundo o diretor de Trânsito do Seterb, Douglas Cardoso, que pedalou uma delas, a intenção é acompanhar os passeios ciclísticos e fazer o patrulhamento nas ruas centrais da cidade. Ele explicou que, a princípio, essa forma de atuar está em teste.

- Primeiro queremos verificar se dá certo. Usaremos as bicicletas, principalmente, para acompanhar a comunidade nos eventos, assim como fazem os bombeiros. Também vimos na atividade uma forma de incentivar a população a praticar exercícios físicos.

Para seu filho ler
O ar do nosso planeta está cada vez mais poluído. A fumaça e o pó que saem da chaminé das fábricas e dos motores dos carros são dois inimigos da limpeza do ar. No centro das cidades grandes, como Blumenau, o trânsito movimentado e os edifícios altos tornam o problema ainda mais grave.
É muita sujeira no ar que a gente respira e isso faz mal à nossa saúde. Para alertar as pessoas para o problema, quem está preocupado com a poluição no mundo fez uma combinação. Uma vez por ano eles convidam os adultos a deixar o carro na garagem e andar a pé, de bicicleta e de ônibus. Foi isso que ocorreu sábado.



Jornal de Santa Catarina