NOTÍCIAS
Voltar

Praia do Rosa em discussão



O futuro de uma das praias mais badaladas do Sul do Brasil, a Praia do Rosa, será tema de discussão do 4º Congresso Mundial das Baías Mais Belas do Mundo, que começa hoje em Imbituba. O evento vai reunir representantes de 25 países e um dos temas mais importantes será a preservação dos atrativos naturais do local, diferencial que impulsionou o turismo do Rosa nos últimos 20 anos.

A cerimônia oficial de abertura do congresso ocorre amanhã ao meio-dia. A Praia do Rosa ingressou na lista de baías mais belas do mundo em 2003, quando o clube homônimo realizou um congresso na Baía de Tadoussac, em Quebec, no Canadá. De acordo com o representante da agremiação no Brasil, o empresário Enrique Litman, o congresso em Imbituba pretende organizar ações que permitam o desenvolvimento da Praia do Rosa.

- Essa praia é a nossa jóia e esse congresso dá a dimensão da importância dela para o turismo - disse Litman.

Segundo o organizador, os integrantes do clube defendem a necessidade de investimentos para viabilizar a capacidade de desenvolvimento econômico da Praia do Rosa, mas alertam para a manutenção da preservação ambiental e de traços rústicos que marcam a região.

Investimentos em infra-estrutura local

Nesse aspecto, está incluída, por exemplo, a melhoria na chamada estrada geral do Rosa sem precisar transformá-la em uma rodovia de características modernas.

Além do desenvolvimento do turismo sustentável, Enrique Litman apontou a necessidade da criação de programas de capacitação para os funcionários que atuam nas dezenas de lojas, bares, restaurantes e, principalmente, pousadas existentes na Praia do Rosa.

Até terça-feira, os representantes participam de reunião temáticas e ciclos de discussões sobre o turismo de suas respectivas áreas.

Estão programadas visitas ao Centro Histórico de Laguna, passeio em Maria Fumaça e observação de baleias.

(
marcelo.becker@diario.com.br )
Participantes do Congresso
Países e respectivas baías
Argentina - Península de Valdes
Brasil - Praia do Rosa
Cabo Verde - baía Mindelo
Canadá (Québec e New Brunswick) - baía de Chaleurs
Canadá (Quebec) - baía Tadoussac
Chile - Magellan strait
Inglaterra - baías St. Ives & Mount
Espanha - Baia de Santander
França - Girolata & Porto Gulf
França - Guadeloupe - Saintes
França - baía Mont St.Michel
França - Morbihans gulf/Quiberons
França - baía Somme
Alemanha - Westerland Sylt
Índia - BackWaters of Kérala
Irlanda - baía Bantry
Madagascar - baía Diego Suarez
México - baía Banderas
Montenegro - baía Boka Kotorska
Marrocos - baía Agadir-Taghazout
Filipinas - baía Puerto Galera
Portugal - baía Setubal
Senegal - baía Sine Saloum
África do Sul - baía Table bay & False
Turquia - baía Bodrum
Estados Unidos - baía de San Francisco
Vietnã - baía Ha-Long
Vietnã - baía Nha Trang
Saiba mais
Fundado há 10 anos em Berlim, na Alemanha, o Clube das Baías mais Belas do Mundo é uma organização sem fins lucrativos com sede na cidade de Vannes (França). Tem o objetivo de organizar, promover e proteger as belezas naturais das 28 baías integrantes. A ONG é reconhecida pela Unesco por seu compromisso com a cultura e o meio ambiente dos 25 países onde atua.

De olho na vinda de europeus

A realização do Congresso das Baías mais Belas do Mundo pode ser uma oportunidade para o amadurecimento de uma idéia sugerida pelo prefeito de Imbituba, José Roberto Martins.

Ele acredita que o potencial da Praia do Rosa deveria ser apresentado pelo governo do Estado principalmente aos turistas europeus. Na avaliação do prefeito, essa capacidade está representada pelo excelente padrão de hospedagem oferecido pelas pousadas. Um desses estabelecimentos de luxo está à venda por US$ 6 milhões.

- Temos um leque de atrações e atrair o turista europeu para cá é uma grande estratégia para acelerar o desenvolvimento turístico - observou Martins.

Outra questão a ser debatida no evento é o aproveitamento da Praia do Rosa nos meses da baixa temporada, entre abril e outubro. José Roberto Martins lembra que nesse período existe atração diferenciada, a aparição das baleias-francas, evento que acontece com grande freqüência entre os meses de agosto e novembro.

- O Verão no Litoral catarinense já é um sucesso consolidado, mas precisamos reunir forças para repetir esse cenário também no Inverno. Fazer uma ponte turística entre a baleia franca no Sul e o frio na Serra traria grandes benefícios.



Diário Catarinense