NOTÍCIAS
Voltar

Ibama inicia Operação Canadá II



RIO DO SUL - Envolvendo 20 fiscais apoiados por um helicóptero, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) dá início hoje a Operação Canadá II, em que espécies nativas da Mata Atlântica serão substituídas por pinus, árvore originária da América do Norte. O alvo continua sendo a identificação de desmatamentos nas regiões do Alto Vale do Itajaí, Planalto Serrano e Central e também o Alto Vale do Rio do Peixe. A novidade é que com base em imagens de satélite os fiscais deverão visitar todas as áreas desmatadas a partir de 2002 até 2006, mesmo aquelas onde já existe reflorestamento.

O Ibama aplicou em torno de 40 notificações no período de março e abril, durante a Operação Canadá I, num valor aproximado de R$ 180 mil. O coordenador de fiscalização do órgão em Santa Catarina, Bruno Barbosa, acredita que nesta fase a quantidade deverá triplicar.

- Os proprietários que pensavam que estavam impunes, que tinham enganado a fiscalização, vão se dar mal - aposta o coordenador.

Ele acredita que a realidade será bem diferente daquela dos meses de abril e maio, por ocasião da primeira operação.

A Operação Olho Vivo, desencadeada pelo Ibama em todas as regiões do Estado para a conferência do estoque de madeira declarado no sistema e a quantidade existente nos pátios das empresas, foi encerrada quinta-feira. O valor de multas aplicadas chegou a R$ 340 mil.

Foram realizadas vistoriais nos depósitos de madeira e de carvão de empresas de pequeno, médio e grande porte. Barbosa observou que o objetivo desta operação foi evitar que empresários burlassem a legislação, repassando informações erradas ao sistema de Documento de Origem Florestal (DOF).


Jornal de Santa Catarina