NOTÍCIAS
Voltar

Usinas de concreto são notificadas pelo Ibama (SC)



A operação DAPHNIA II, realizada por fiscais do Ibama de Santa Catarina,  notificou três usinas e autuou uma, produtoras de concreto, acusadas de poluir as águas no entorno da Estação Ecológica de Carijós (ESEC Carijós).

A ação de fiscalização teve início em 05 de Novembro, com o objetivo principal de notificar as usinas de produção de concreto que emitem resíduos em desacordo com os parâmetros ambientais estabelecidos pela legislação.

As quatro usinas foram localizadas em maio deste ano, e seus efluentes líquidos foram coletados pelo período de três meses. As amostras de resíduos foram submetidas a testes de toxicidade aguda no Laboratório de Recursos Hídricos da ESEC Carijós. Todas as empresas monitoradas apresentaram como resultado, em algum momento, uma inadequação à legislação ambiental para emissão de efluente.

A causa da poluição são resíduos resultantes da lavagem de máquinas e caminhões nas águas da reserva ambiental. Quando chegam às empresas, geralmente estão carregados com restos de cimento e concreto que possuem grande quantidade de produtos tóxicos, o que acaba poluindo a água. Uma grande quantidade de resíduos também foi encontrada nos pátios das empresas.

As três empresas notificadas tem 10 dias para apresentarem adequações dos seus sistemas de tratamento dentro dos parâmetros exigidos pela Legislação vigente. A empresa autuada foi multada em R$ 100 mil e teve as suas atividades suspensas, por não possuir a Licença de Operação.


Ibama