NOTÍCIAS
Voltar

Serrarias clandestinas achadas no Alto Vale (SC)



Santa Terezinha - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), com apoio da Polícia Federal, encerra hoje uma operação sobre beneficiamento ilegal de madeira no Alto Vale do Itajaí.

Desde terça-feira, quando começaram os trabalhos, os alvos dos fiscais são uma fazenda e o Morro do Taió, em Santa Terezinha, e a Área de Relevante Interesse Ecológico da Serra da Abelha, em Vítor Meireles. O efeito surpresa da ação, que começou de madrugada, possibilitou a localização de serrarias clandestinas que fazem o beneficiamento de espécies da Mata Atlântica, como araucária, por exemplo, durante a noite, para não chamar a atenção numa eventual fiscalização.

Chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama em Santa Catarina, Bruno Barbosa adiantou que a operação no Alto Vale vinha sendo planejada desde que moradores da região começaram a denunciar que a extração ocorria à noite.

Com base em imagens de satélite, os fiscais visitam todas as áreas desmatadas entre 2002 e 2006, mesmo aquelas onde já existe reflorestamento. Os números de autuações e das serrarias lacradas serão anunciados hoje à tarde, ao final da operação. Ao todo, foram envolvidas na ação 40 pessoas, entre fiscais e policiais federais.



Jornal de Santa Catarina