NOTÍCIAS
Voltar

Blumenau tem janeiro mais frio de 15 anos



O frio e a chuva que predominam na cidade nas últimas semanas está mudando os hábitos dos blumenauenses para esta época do ano. Em pleno Verão, casacos e guarda-chuvas são acessórios indispensáveis para quem sai de casa e há quem tenha tirado o edredom do armário. De acordo com registros do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) da Furb, desde que o instituto foi fundado, em maio de 1992, jamais houve um janeiro tão frio em Blumenau.

O técnico hidrometrista do IPA, Mário César de Oliveira, conta que desde o dia 20 de janeiro a temperatura média na cidade é de 19°C, e as máximas apuradas não ultrapassaram os 28°C. Até o momento, a mínima registrada foi de 18,4°C, na segunda-feira (28). Segundo Oliveira, o clima ameno e chuvoso é atípico para esta época do ano, quando a mínima costuma marcar em torno dos 22°C e a máxima ultrapassa os 30°C. Na primeira quinzena do mês, o clima esteve mais quente, e no dia 11 os termômetros chegaram a registrar 37°C, caracterizando o dia mais quente de 2008.

De acordo com o meteorologista da Epagri, Maurici Monteiro, a queda da temperatura na cidade deve-se a uma massa de ar frio que está posicionada em alto mar, entre o litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul. “Normalmente, estas massas são migratórias e podem ser sentidas pelo impacto do vento no quadrante sul, amenizando as temperaturas”, esclarece. Quanto ao clima chuvoso, Monteiro explica que “a massa de ar frio origina ventos que chegam ao litoral catarinense, causando nebulosidade e chuva”. O meteorologista informou que o clima deve permanecer chuvoso e com temperaturas mais baixas até sexta-feira, quando começa o mês de fevereiro.



Folha de Blumenau