NOTÍCIAS
Voltar

Vigilância encontra foco com 70 escorpiões amarelos



Blumenau - A Vigilância Epidemiológica redobrou o combate ao escorpião amarelo após a descoberta de um novo foco do aracnídeo no Bairro Itoupava Norte. Sexta-feira à noite, foram encontrados 70 escorpiões dentro das instalações da empresa Teka. A operação foi feita após denúncias de moradores da região, que alertaram para a presença constante dos aracnídeos nas imediações da têxtil.

A temporada de caça ao escorpião amarelo iniciou em outubro do ano passado, após um funcionário da Teka ter sido picado. Desde então, apenas 15 aracnídeos haviam sido capturados, na Itoupava Norte e Salto do Norte. A Vigilância acredita que eles tenham chegado à cidade em caminhões de algodão ou madeira, vindos do Nordeste, onde são comuns.

- A descoberta do novo foco significa que estávamos subestimando o problema A população, principalmente na região da Itoupava Norte, deve ficar em alerta, já que a infestação é maior do que imaginávamos - informa o diretor de Vigilância em Saúde, Marcelo Schaefer.

A Vigilância Epidemiológica deve agora intensificar as buscas pelos escorpiões na região com o objetivo de impedir que os focos se alastrem para outras áreas do município.

Segundo a doutora em biologia animal Simone Wagner, uma das melhores maneiras de combater o aracnídeo é impedir que ele se reproduza, mantendo as imediações das residências sempre limpas. O veneno do escorpião amarelo afeta os movimentos respiratórios e cardíacos e pode até matar.

Previna-se
- Mantenha quintal e jardim sempre limpos
- Observe com cuidado os panos de chão e as roupas úmidas antes de apanhá-las
- Cuidado com lixos, entulhos, montes de lenha e tijolos
- Não mate sapos e lagartos. Eles são predadores do escorpião. A galinha também é uma boa aliada contra o aracnídeo
- Elimine latas velhas, cacos de telhas e outros objetos que possam acumular água, pois os escorpiões necessitam dela para sobreviver
- Deixe os ralos dos banheiros tampados ou com tela, pois os escorpiões podem sair por esses locais
- Coloque borrachas embaixo das portas, impedindo a passagem dos aracnídeos
- Acabe com as baratas em casa. Elas são alimentos dos escorpiões
- Observe com cuidado sapatos e roupas, sacudindo-os antes de calçá-los ou vesti-los
- Se você encontrar um escorpião, chame a Vigilância pelo telefone 3326-6807. Se o aracnídeo estiver em local de risco, mate-o sem tentar capturá-lo
- Se você for picado por um escorpião, procure um posto de saúde ou hospital. A picada causa dores fortes, tontura e náuseas
Fonte: Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e Simone Wagner, doutora em biologia animal




Jornal de Santa Catarina