NOTÍCIAS
Voltar

Nascente do Itajaí-Açu escureceu (SC)



Lontras - Resíduos de produtos derivados de petróleo foram lançados na natureza e atingiram uma nascente no km 135 da BR-470, na localidade de Margem Esquerda. A água desta nascente vai em direção ao Rio Itajaí-Açu e passa por Lontras e Rio do Sul. A descoberta foi feita pelo empresário Dauro Bachmann, quarta-feira. Quando foi alimentar peixes em uma lagoa, ele estranhou a cor preta da água e percebeu que os resíduos já haviam se espalhado por mais de dois quilômetros.

- Fiquei assustado com o descaso. As pessoas jogam porcarias em rios e nascentes e não entendem os prejuízos que atitudes como essas causam ao meio ambiente - reclamou Bachmann.

A Polícia Civil de Lontras foi chamada para investigar o caso e, até ontem, ainda não tinha concluído o inquérito. Segundo o policial José Henrique Sestren, um caminhão de limpa-fossa pode ter sido utilizado para despejar os resíduos na nascente. Há marcas de um veículo parecido em uma estrada de barro paralela à BR-470. No local, o mato ficou preto e dá para sentir o cheiro forte de óleo.

- Aqui no Alto Vale há muitas empresas e oficinas de retífica que precisam eliminar o óleo inutilizado. Para isso, há locais específicos para o despejo. A má intenção está no caminhoneiro que, muitas vezes, diminui o trajeto e joga os resíduos em qualquer lugar - acredita Sestren.

O perito do Instituto Geral de Perícias de Florianópolis (IGP) Paulo Ricardo esteve no local para analisar o material encontrado na lagoa:

- Esse líquido é derivado de petróleo e, em contato com a natureza, acaba com toda forma de vida animal que ali vive. Foi um crime ambiental sério e que precisa ser punido.

(
raffael.prado@santa.com.br )

Legislação
Pena prevista em caso de condenação
Provocar, pela emissão de efluentes, o perecimento de espécimes da fauna aquática existentes em rios, lagos, lagoas ou águas brasileiras: de um a três anos de prisão ou multa.
Fonte: Lei dos Crimes Ambientais (9.605/1998)



Jornal de Santa Catarina