NOTÍCIAS
Voltar

Ribeirão de Blumenau (SC) amanhece manchado de preto



Blumenau - A imagem chegou a causar espanto e o mau cheiro manteve os curiosos longe. O Ribeirão Itoupava, que cruza o Bairro Itoupava Norte, amanheceu preto ontem, na região próxima à Parada 1. Em meio à cor escura, a espuma branca também se sobressaiu, junto do forte odor. O motivo da poluição foi identificado e resultou em multa de R$ 10 mil.

Segundo a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), a cor escura e o mau cheiro foram ocasionados pelo despejo de resíduos da estação de tratamento de afluentes da empresa Trama Z Metal Mecânica e Serviços Têxteis. Técnicos da Faema estiveram no local durante a manhã para tirar fotos e coletar amostras.

De acordo com o presidente do órgão ambiental, Jorge Müller, a empresa é reincidente: poluiu o mesmo ribeirão em abril do ano passado.

O acúmulo de poluentes, além da capacidade da estação de tratamento, que recebe resíduos de outras empresas da região, foi apontada como causa do problema.

- O ribeirão deve ficar assim nos próximos dias. Temos de torcer agora para que chova e a água possa diluir os resíduos. É inaceitável que isso tenha acontecido - diz o presidente da Faema.

Contraponto
O que diz a empresa Trama Z Metal Mecânica e Serviços Têxteis:
A reportagem do Santa tentou entrar em contato ontem com a empresa, mas o porteiro afirmou que não havia mais ninguém no local e não estava autorizado a passar o telefone dos responsáveis. Ele não soube informar o nome do proprietário nem o da gerente.



Jornal de Santa Catarina